O principal objetivo do novo projeto gráfico nas embalagens é facilitar a comunicação com o lojista, profissional e cliente final, além de promover melhor compreensão das características e diferenciais de cada produto
A Luztol informa que todas as suas famílias de produtos passaram por uma reformulação no design de suas embalagens, projeto que fora iniciado no reposicionamento dos vernizes e impregnantes, com exceção dos solventes que mantiveram suas características gráficas.
Conforme explica Vicente Junior, da área de Criação e Marketing, o redesign projetado traz uma padronização universal de todos os elementos comunicantes da embalagem: informações mercadológicas e técnicas, paleta de cores e conteúdo imagético. “Trata-se de um upgrade que simplifica, classifica e organiza - independentemente do benefício central do produto - as informações de forma hierárquica e coesa, criando uma identidade comunicacional que propicia a mesma facilidade de compreensão em todas as embalagens que compõem o nosso mix de produtos”, declara Vicente ao ressaltar que as diferenças marcantes entre a nova proposta e os projetos gráficos das embalagens anteriores são a estética clean que ela oferece e o diálogo claro e direto que ela estabelece com o público-alvo.
Praticamente todas as embalagens mantiveram suas cores e características, com algumas atenuações e saturações. No entanto, Vicente conta que alguns projetos foram revisitados e definidas novas roupagens cromáticas. “No caso da Tinta Acrílica Premium Sofistique, por exemplo, que outrora compunha efeitos dourados com marcantes tons anis, no redesign preferimos casar a sofisticação e nobreza do dourado com tonalidades púrpuras, matiz da realeza que, além de reafirmar o espectro de requinte e a qualidade desta tinta, permeia o projeto com certa sutileza apaixonada, criando uma relação de carinho e cuidado envolvidos na escolha deste produto”. As resinas acrílicas também tiveram uma releitura cromática. Resina base água e resina base solvente compartilhavam espaço numa mesma embalagem, com o reposicionamento cada versão conquistou sua embalagem própria. Além disso, a Resina Acrílica Base Solvente Cryl foi rebatizada como Cryl AD (de Alto Desempenho) e sua embalagem projetada com tons escuros de cinza, que remetem ao uso profissional e à alta resistência física do produto. A Resina Base Água, rebatizada como Cryl Ecológica, foi para um balde retangular e ganhou tons claros de azul, realçando o baixo impacto ambiental de sua formulação.
Segundo Vicente, a organização dos elementos em dois grandes polos (o da esquerda, ilustrativo; e o da direita, informacional) permite que esse público-alvo correlacione e associe informação e imagem, assimilando o que é e quais são os diferenciais de cada produto. “Mais que facilitar a absorção dessas informações, o novo projeto gráfico fornece uma referência para que, durante e após a aplicação, as informações fornecidas sejam conferidas na prática”.
As embalagens com esse novo padrão de design já estão disponíveis em muitos dos pontos de venda que trabalham com os produtos Luztol. |