menu  
 




 
 
 
2014 - JP ONLINE - Interna    
 
Revenda
05/07/2018 - 11h25
Tintas Lopes celebra 80 anos de loja
Empresa familiar superou os desafios das transformações econômicas, das mudanças do mercado e segue adiante com seus valores, se mantendo atualizada no atendimento e em sua estrutura que foi reformada esse ano em comemoração ao seu aniversário

Neste ano a revenda Tintas Lopes comemora 80 anos de atividades. Sua história começou quando Francisco Maria Lopes chegou de Portugal ao Brasil aos 9 anos de idade. Com o passar do tempo, após ter trabalhado como ajudante geral em uma loja de material de construção, em 03 de março de 1938 inaugurou a Casa de Tintas Lopes, na Praça da Sé, mais precisamente na Rua Barão de Paranapiacaba, no centro da cidade de São Paulo (SP). Era uma loja pequena que aos poucos passou a ser o grande ponto de encontro dos pintores da cidade (alguns nomes renomados, como exemplo, o artista plástico Alfredo Volpi e o pintor Roque Montesano, este último, alguns anos depois fundou a Tintas Wanda, hoje pertencente ao grupo AkzoNobel).  

Com o sucesso da Tintas Lopes e com o grande volume de clientes, no início da década de 50 a empresa abriu sua 2º loja situada à Rua Rangel Pestana, no tradicional bairro do Brás. Os filhos de Francisco (Décio Lopes e Arnaldo Lopes), que já trabalhavam com o pai desde o início, passaram a fazer parte da administração. A Casa de Tintas Lopes sempre possuiu um depósito, localizado no bairro do Cambuci, que ficava concentrado a maior parte do estoque da empresa, com cerca de 1000 m2, que em setembro de 1977 se transformou em uma 3ª loja. A partir daí, Francisco Maria Lopes Neto (neto do fundador e filho de Décio Lopes) passou a trabalhar na empresa como funcionário, assim como os outros primos e membros da família. Contudo, teve um momento decisivo na continuidade da Casa de Tintas Lopes. As lojas da empresa começaram a encerrar suas atividades. A primeira em 1988, a segunda em 1999 e, em 2002, seria fechada a terceira loja e era o fim da Tintas Lopes, porém, Francisco Maria Lopes Neto decidiu readquirir a empresa da família e, com sacrifícios e trabalho, a loja do Cambuci continuou em funcionamento e segue até hoje, sendo administrada junto com seu filho Rodrigo França Lopes (gerente e bisneto do fundador). Essa loja continua no mesmo endereço, na Rua Luis Gama, 798, no Cambuci, na capital paulista. 

Os produtos comercializados

Em 1938, os produtos eram diferentes dos comercializados hoje em dia. O gerente, Rodrigo França Lopes, conta que vendia muito mais as matérias-primas e aditivos para a preparação de tintas, do que as tintas acabadas. Com o passar dos anos o cenário foi mudando, e a Tintas Lopes passou a comercializar tintas automotivas. “Essas tintas chegaram a representar 90% do faturamento da empresa, com uma grande variedade de concessionárias e oficinas como clientes. Com o passar dos anos e o fechamento das lojas da Sé e do Brás, a queda do setor foi grande, e a mudança para a comercialização de tintas imobiliárias foi fator decisivo para a manutenção da empresa”, diz Rodrigo ao revelar que a empresa passou a trabalhar com uma linha completa de esmaltes, látex, acrílicos, vernizes, solventes, etc.; e as mais diversas marcas do mercado. Hoje a loja comercializa produtos para o segmento imobiliário, automotivo e industrial, sendo que a linha imobiliária representa 80% do faturamento da empresa e a marca mais forte comercializada é a Lukscolor, com a qual firmou uma parceria para a reforma da empresa em comemoração aos 80 anos. 

Nesta longa trajetória, Rodrigo acredita que, “devido ao tempo de existência, o que mais marca a história da empresa é passar por tantas transformações econômicas, vivenciar a grande variedade de moedas e as crises, superando tudo e sempre mantendo as origens familiares”, assinala. Ele ainda afirma que está no perfil da empresa a excelência do atendimento, onde o cliente pode sanar todas as suas dúvidas e ser orientado em tudo para garantir uma compra eficaz. E para os próximos 5 anos a ideia é procurar sempre a expansão, trabalhar forte na parte virtual e buscar abrir uma filial.

Imprimir esta notícia.
Indique para um amigo.
 
Tintas Lopes celebra 80 anos de loja
Empresa familiar superou os desafios das transformações econômicas, das mudanças do mercado e segue adiante com seus valores, se
 
2014 - JP LOJISTAS
   
 
© 1997-2015 INFOTINTAS - O melhor portal de tintas do Brasil. Todos os direitos reservados