Criada pela ABRAPP e pelo MBPM, a ação tem mobilizado pintores de diversas regiões brasileiras a doarem sangue
Fazer o bem sem olhar a quem! Seguindo esse ditado popular, a ABRAPP – Associação Brasileira dos Pintores Profissionais e o MBPM – Movimento Brasil por um Pintor Melhor criou a campanha Pintor Sangue Bom, que tem mobilizado pintores de todo o Brasil a doarem sangue.
O pintor Robson Ferreira, conhecido como Careca, conta que a campanha foi criada em 2020 com o intuito de estimular pintores a doarem sangue nos hemocentros próximos a sua região. “A campanha faz parte do nosso projeto Movimento em Ação, que mobiliza pintores a realizarem ações sociais em suas regiões para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social e instituições não governamentais”.
A idealização da ação, inicialmente, contou com o empenho de alguns pintores líderes regionais do interior paulista e do Rio Grande do Sul. Mas, rapidamente, diante da sua importância, tomou proporções nacionais. “Hoje o projeto mobiliza pintores de todas as regiões brasileiras. Recentemente tivemos grande mobilização de pintores no Mato Grosso do Sul, Ceará, Amazonas e Cascavel, no Paraná. Inclusive no Mato Grosso do Sul a ação repercutiu na mídia de TV local”, cita Careca.
Em Campo Grande (MS), por exemplo, a campanha recebeu apoio dos pintores regionais e ganhou notoriedade em todo o mercado de tintas local. O pintor Carlos Eduardo Lopes de Souza conta que juntamente com a coordenação do MBPM, ele e alguns pintores fizeram contato com o Hemosul (Hemocentro do Mato Grosso do Sul), conseguiram apoio com empresas do mercado de pintura, como a Atlas representada pela Cresa, contaram com apoio de lojistas da cidade e se empenharam em divulgar a ação nas redes sociais e em lives. “Muitos pintores participaram. Inclusive contamos com a doação de sangue da equipe da Atlas e da Cresa. Foi um sucesso! No total, mais de 80 bolsas de sangue foram doadas”, enfatiza Carlos Eduardo.
A pintora Cleci Policeni, conhecida como Black, é um exemplo de doador de sangue. Anualmente, ela faz a sua doação em Porto Alegre (RS) e, recentemente movimentou o seu grupo de amigos para doarem sangue. “Minha irmã foi internada e precisou de sangue, convidei vários amigos do WhatsApp para doarem”, diz Black e menciona que irá participar sempre de campanhas.
“É uma campanha muito bonita, idealizada por pintores e que vem ajudando muitas pessoas. Deixo aqui meu convite para que mais pintores se juntem a nós nessa campanha. Doar sangue salva vidas e o pouco de cada um faz toda a diferença”, finaliza Careca e pede para que os pintores registrem o momento de doação de sangue com a hashtag #pintorsanguebom.