Empresa celebra a data com nova logomarca, novas embalagens, site repaginado, investimento em equipamentos, rígidos controles de processo e treinamento de equipe
A Coriarte Tintas comemora seus 25 anos de atuação no mercado de tintas brasileiro com uma série de novidades e novas metodologias de trabalho. A empresa foi fundada em novembro de 1994, na cidade de Chapecó (SC), pelos irmãos Marino e Germano Franz que, buscando algo novo na profissão, iniciaram a fabricação de tintas base água em um espaço pequeno. A iniciativa logo se mostrou produtiva e Rosemeri Pelison Franz, esposa de Germano Franz, passou a integrar a sociedade.
Cinco anos depois, em 1999, com a construção da primeira sede em uma área de 300 m², a Coriarte mudou de patamar no mercado com a contratação de equipe e representantes de vendas. “Com a atuação desses representantes, em menos de 3 anos transferimos parte do parque fabril para um espaço de 5.000 m², sendo 1.500 m² de área construída”, conta Daniel Silveira, gerente comercial, e complementa que a comercialização de produtos já era realizada nos três estados da região Sul do país, no interior de São Paulo, no Paraguai e na Argentina.
Nesta fase de expansão comercial, o gerente e os sócios da empresa lembram do incêndio que destruiu a fábrica. “Infelizmente passamos por um sinistro em abril de 2008, que dizimou a fábrica! Tivemos que recomeçar com dor, tristeza, mas com muita determinação e coragem, que sempre foram a marca da Coriarte”, afirma o gerente.
E assim, os sócios reconstruíram a empresa, que hoje está instalada em uma área total 3.000 m² construída e atua com tintas base água, base solvente e tintas industriais, nas linhas Coriarte (premium), Premier (standard) e Líder (econômica), e com comercialização focada na região Sul do Brasil, Paraguai, Argentina e início de ações para atuação na região Sudeste.
Do seu portfólio, a Coriarte destaca, como carro-chefe, a linha industrial Kraft, que foi lançada em 2003. “Essa marca nos levou a um forte crescimento e ao aumento do mix da linha. No início comercializávamos somente o esmalte sintético industrial, enquanto hoje oferecemos primers e acabamentos sintéticos, poliuretânicos e epóxis, linha de pisos indústrias e produtos especiais”, analisa Daniel.
Para celebrar seus 25 anos e a “Nova Coriarte” – como é mencionada pelos sócios e pelo gerente, a empresa mudou a sua logomarca; implantou controles rigorosos de processos e procedimentos; renovou o layout de suas embalagens; investiu fortemente em laboratório, na estrutura física e em treinamento de equipe; mudou o sistema tintométrico para oferecer ainda mais qualidade de produto, fidelidade de cor e condição de comercialização dos equipamentos automáticos em uma nova modalidade; realizou um minucioso estudo de logística para atender seus clientes de forma mais rápida com sua frota própria; e selecionou fornecedores idôneos e parceiros que possam suprir com tecnologias e preços competitivos a sua linha produtiva.
“Vender tintas já não é o bastante para atender o mercado, precisamos vender serviços, agilidade e principalmente evolução tecnológica”, finaliza o gerente.