A catarinense Tintas Farben reuniu mais de 100 representantes de vendas de todo Brasil em sua 23ª Convenção Nacional de Vendas que aconteceu de 7 a 9 de maio. O evento é promovido anualmente pela empresa para apresentar novos produtos, resultados, políticas comerciais, campanhas promocionais, entre outras novidades. Com o tema “Conexão com o Futuro” foram abordados transformação digital, o novo profissional de vendas e, o grande destaque, o novo posicionamento da empresa, resultado de um processo de rebranding que, nos próximos 60 dias, culminará com uma nova identidade visual. O novo posicionamento da Tintas Farben é ser a marca que oferece soluções inovadoras, eficientes e personalizadas para cuidar de superfícies com excelência e das relações com simplicidade, ética, responsabilidade e respeito ao meio ambiente. E isso é alicerçado na essência de “transformar superfícies, transformar vidas” e em 10 diretrizes estratégicas.
O processo de rebranding foi desenvolvido ao longo de um ano com a elaboração de um diagnóstico a partir de entrevistas com funcionários, representantes, indústrias e revendedores. O próximo passo é a apresentação da nova identidade visual. “O mundo passa por muitas mudanças, desde o comportamento das pessoas até a evolução tecnológica; nós também precisamos estar em constante evolução, pois as empresas que sobreviverão são aquelas que melhor se adaptarem a estas mudanças”, afirma o gerente técnico-comercial Ilmar Broch ao acrescentar: “o diagnóstico mostrou que a Farben hoje é reconhecida como uma marca de tradição, qualidade e com bom custo x benefício. Queremos elevá-la para outro patamar, posicionando-a como uma empresa de alta tecnologia, através da inovação em produtos, serviços e processos internos, sem perder o que já conquistou”.
Além do posicionamento, a Tintas Farben apresentou aos representantes os pilares estratégicos que nortearão suas ações nos próximos anos: transformação digital, lean manufacturing e gestão de riscos. “Serão nossos faróis”, explica o vice-presidente Edmilson Zanatta que assinala: “buscaremos o melhor uso da tecnologia para melhorar produtos e serviços. Queremos redução de desperdícios e melhoria de processos em todas as áreas e buscaremos incessantemente a segurança e a sustentabilidade”.
A Convenção de Vendas também foi o momento de comemorar resultados. Representantes apresentaram cases de sucesso e os diretores compartilharam informações sobre o desempenho em 2018. “Batemos recordes em várias áreas e estamos muito satisfeitos”, afirma o vice-presidente, Edilson Zanatta. A Farben cresceu 14% em faturamento em 2018 e fez investimentos na ordem de R$ 5 milhões em várias ações, entre elas a implantação de sua primeira filial no exterior. “Iniciamos o processo de internacionalização da marca pela Argentina, mas vamos expandir nos próximos anos”, informa Edilson. As vendas externas representam 5% do faturamento da Tintas Farben e a projeção é dobrar este percentual nos próximos três anos.