Anjo Tintas lança linha FastCarbon para o segmento de repintura automotiva
Novo Primer PU FastCarbon, Verniz PU FastCarbon e o Aditivo SuperDry chegam ao mercado com a missão de reduzir o tempo do processo de reparo de 28 horas para até 3 horas
O mês de outubro foi escolhido pela Anjo Tintas para apresentar a nova linha FastCarbon. Destinados para o segmento de repintura automotiva, o novo Primer PU FastCarbon, Verniz PU FastCarbon e o Aditivo SuperDry foram desenvolvidos para oferecerem uma redução de 89% no tempo de reparo de um carro.
A convite Anjo Tintas, o Jornal do Pintor acompanhou o evento de lançamento, direcionado para clientes, parceiros e equipe da Anjo, que foi realizado em Goiânia (GO), região de extrema importância comercial para a empresa. “O Centro-Oeste/Norte é o principal mercado automotivo para a Anjo Tintas, seguido pelo Sul, Sudeste e depois Nordeste. Goiânia é um mercado que está sempre de portas abertas para os nossos lançamentos”, pontuou o CEO e diretor presidente, Filipe R. Colombo.
Na apresentação dos novos produtos, o ditado popular de que “tempo é dinheiro” ganhou notoriedade. De acordo com os dados divulgados, o tempo de trabalho para um reparo automotivo é de 28 horas com o sistema tradicional; já com a nova linha FastCarbon passa para até 3 horas do processo inicial até o polimento depois do verniz. “É uma linha desenvolvida pensando em aumentar a produtividade das oficinas. Oferecendo ainda mais tempo para o profissional fazer o que quiser, ficar com sua família, fazer seus hobbies ou ganhar ainda mais dinheiro, pois conseguirá fazer 9 carros por dia ao invés de somente 1 com o processo tradicional”, analisou Filipe.
Entre as características, o Primer PU FastCarbon sem estufa está pronto para lixamento depois de 1 hora e 30 minutos, enquanto que na versão tradicional são necessárias 4 horas. Ainda de acordo com a equipe técnica da Anjo, se o profissional usar o Aditivo SuperDry esse tempo será reduzido para 20 minutos. O Verniz PU FastCarbon está pronto para polimento após 1 hora e 30 minutos, sendo que no processo tradicional precisa de 24 horas para estar curado; além disso tem alta resistência ao intemperismo, alto brilho e deixa o veículo com textura de pintura original. Já o Primer PU FastCarbon é mais macio para lixar mesmo 24 horas depois de aplicado, não escorre, possui alto sólidos e tem boa resistência química.
O diretor presidente afirma que a linha FastCarbon possui tecnologia diferenciada e é produzida com matérias-primas importadas, que já foram testadas e aprovadas em todas as regiões brasileiras. “Queremos proporcionar aos nossos clientes a possibilidade de serem mais ágeis, terem mais produtividade, além de facilitar a repintura automotiva, tornar o processo mais simples e ter maior retorno financeiro”, conclui Filipe. Sobre o compromisso da empresa com o mercado de tintas brasileiro, Filipe enfatizou que a Anjo conta hoje com mais de 400 funcionários diretos, além de 80 representantes comerciais; atende mais de 6 mil clientes no Brasil no segmento automotivo e linha imobiliária; e no último ano atingiu a marca de 60 milhões de litros de produtos vendidos entre tinta automotiva, imobiliária, flexográfica e industrial.
- Publicado em Destaque-3, Lançamentos
Suvinil expande sua linha de efeitos decorativos
Empresa lançou Suvinil Cimento Queimado com novo visual rústico e natural fosco; e nova Massa para Efeitos com acabamento de cimento queimado com o brilho polido, de mármore e de concreto aparente
A Suvinil anunciou a expansão da sua linha de efeitos decorativos com o novo produto Suvinil Cimento Queimado. O produto ganhou acabamento de natural fosco e, com novo visual mais rústico, é indicado para aplicação em todos os ambientes, inclusive em áreas externas.
Outra novidade na linha é a Massa para Efeitos, um produto multifuncional, indicado para ambientes internos, que permite fazer o cimento queimado com o acabamento de brilho polido e oferece os efeitos de mármore e de concreto aparente.
Os produtos estão disponíveis para venda em todas as lojas revendedoras da Suvinil e na loja on-line (loja.suvinil.com.br). O Suvinil Cimento Queimado é comercializado nas cores Túnel de Concreto, Vista Noturna, Avenida Expressa, Selva de Pedra, Dia de Chuva, Pedra Rosada, além dos tons terrosos e minerais. Já a Massa para Efeitos conta com mais de 1500 cores.
- Publicado em Destaque-3, Lançamentos
Resicolor Tintas realiza Jantar de comemoração do Dia do Pintor em Goiânia/GO
Goiás é o estado que abriga a segunda unidade fabril de tintas imobiliárias da Resicolor Tintas e esta foi a terceira edição do evento em homenagem aos profissionais da pintura
Para enaltecer a habilidade de quem maneja cores e texturas, transformando ambientes em lugares que despertam sentimentos, a Resicolor Tintas fez questão de celebrar o Dia do Pintor. O evento aconteceu no dia 18 de outubro (dia que marca a data) em Goiânia/GO, e reuniu profissionais da pintura, lojistas e colaboradores dos principais pontos de vendas de Goiânia e região. “Entendemos que esta é uma data extremamente importante para nosso setor de tintas imobiliárias. É o momento de agradecermos por traduzirem as possibilidades dos nossos produtos nos ambientes, e é também a oportunidade de aproximação para estarmos sempre atentos às necessidades do mercado e cada vez mais próximos destes grandes profissionais”, destaca o gerente de marketing da Resicolor Tintas, Leonardo Porto. Goiás é o estado que abriga a segunda unidade fabril de tintas imobiliárias da Resicolor Tintas e esta foi a terceira edição do evento em homenagem aos profissionais da pintura. No jantar comemorativo, além do sorteio de brindes, a programação contou com a participação dos personagens do programa “Os Piqui do Goiás”, que são comunicadores na Rádio Sucesso em Goiânia e região. “Está no DNA da empresa prestigiar os profissionais que credibilizam e aplicam nossos produtos, então, este evento e todo nosso envolvimento é de grande valia para nossa marca”, salientou Porto.
- Publicado em Comemoração, Destaque-2
Dia do Pintor é celebrado pela Universidade Futura do Pintor
O evento foi uma grande homenagem da Futura Tintas aos pintores e contou com a presença de parceiros da Universidade que colaboraram com a apresentação de produtos e troca de informações
Para celebrar o Dia do Pintor, a Futura Tintas realizou um encontro de pintores, no dia 17 de outubro, na sede da Universidade Futura do Pintor, na capital paulista. A festa reuniu mais de 300 pintores formados pela Universidade Futura do Pintor em São Paulo (SP) e Grande São Paulo. O evento contou com o apoio de parceiros que, por meio de estandes e apresentações, destacaram seus produtos, lançamentos e serviços. Teve ainda demonstrações práticas de soluções em equipamentos. Dentre os parceiros estavam a Norton, WBR -Wagner, Sebrae, Atlas, Galo Desempenadeiras, Condor, Corob, Promaflex, Bellinzoni, Movimento Brasil por Um Pintor Melhor. A Futura também teve seu espaço onde divulgou o lançamento da Resina Protetora para Piso, Pedras e Telhas à base d´água, inclusive com teste de aplicação para mostrar de perto o alto desempenho do produto. Em um outro ambiente estava o sistema tintométrico da marca, o Magia das Cores, com a apresentação da cartela de cores e das máquinas. Em alguns pontos, a Futura disponibilizou laptops onde os visitantes puderam conferir na tela os tutoriais dos efeitos de pintura da marca. Foi a primeira vez que a empresa realizou um evento neste modelo. A ideia foi homenagear o pintor e, ao mesmo tempo proporcionar maior conhecimento, mostrar as novidades do mercado e disponibilizar serviços. “Todos os anos pensamos numa homenagem ao pintor, pois a essência do nosso negócio está intimamente ligada a ele. Esse ano resolvemos inovar e convidar os parceiros que aceitaram o convite e vieram alinhados ao nosso propósito de colorir vidas e nos orgulhamos de ter feito mais esse projeto para os pintores”, diz Ricardo Stiepcich, sócio-diretor da Futura Tintas. Uma das idealizadoras do evento, Patrícia Costa, líder da Universidade Futura do Pintor, destaca também a produção do vídeo especial feito em homenagem ao pintor e que foi exibido no dia da festa e depois foi ao ar no Youtube e Facebook. Nele, a Futura Tintas deixa a mensagem de que sempre acreditou que a solidariedade é a marca registrada do povo brasileiro e, no vídeo, os pintores mostram que é isso mesmo, ao convidar voluntários nas ruas que aceitaram pintar e colorir ambientes e suas vidas. A empresa também prestigiou pintores de todas as partes do Brasil com posts dos profissionais da pintura de cada região e de todas as pessoas que participaram do vídeo. Esse trabalho foi divulgado nas redes sociais da marca ao longo da semana do Dia do Pintor (de 13 a 18 de outubro).
- Publicado em Comemoração, Destaque-2
Tintas Ciacollor realiza eventos para celebrar Dia do Pintor
A empresa promoveu café da manhã, café da tarde e churrasco aos pintores de vários estados do Brasil
Em outubro, mês em que se comemora o Dia do Pintor (18 de outubro), a Tintas Ciacollor promoveu uma série de ações. Em parceria com lojas de tintas, a empresa fez para os pintores de grande parte do Brasil eventos como café da manhã e café da tarde, além de churrascos. Também realizou outras iniciativas, como o evento para casais “Casais na Pintura”, que ocorreu pela primeira vez na fábrica. Segundo a supervisora de marketing, Ana Paula Vieira Coelho, nas ações do mês participaram mais de 2 mil pintores nas regiões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo (interior), Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Há mais de seis anos a Ciacollor faz a programação de cafés e churrascos e, de acordo com Ana Paula, tornou-se uma tradição importante no calendário da empresa para prestigiar e parabenizar os profissionais da pintura.
- Publicado em Comemoração, Destaque-2
Pintor Profissional do Mês
O Movimento Brasil por um Pintor Melhor – MBPM e ABRAPP – Associação Brasileira dos Pintores Profissionais reconhecem o trabalho de pintores por todo o Brasil e a cada mês um profissional é premiado. O vencedor desta vez é Ivan Veiga, do Estado de Santa Catarina. Para ele, esse prêmio é como receber a “bola de ouro da FIFA”
O Pintor Profissional do Mês – PPM recentemente premiado pelo Movimento Brasil por um Pintor Melhor – MBPM é Ivan Veiga, de 27 anos de idade, da cidade de Concórdia (SC), e com 14 anos de experiência em pintura mecanizada, alto padrão e prediais. Veiga começou na pintura aos 13 anos de idade junto com o pai que também era pintor e hoje trabalha como pedreiro. “Na época eu estudava pela manhã e trabalhava à tarde, mas não por necessidade, pois meu pai sempre foi um batalhador e sempre nos deu o que precisávamos na medida do possível. Comecei para ter meu dinheiro, na época ganhava 10 reais e fui evoluindo com os passar dos anos”. Aos 19 anos, Veiga já trabalhava em obras onde acumulou a experiência de supervisor e encarregado de obras. “Ser um bom profissional envolve muita coisa, não é só saber pintar. Ser um profissional é cumprir horário, ter educação com as pessoas desde o dono da obra ao servente, é ser fiel com as parcerias que te ajudam (loja de tinta, empreiteira, outros pintores, etc)”, diz o pintor ao destacar que a pintura representa muito na sua vida: “é dessa profissão que eu ganho meu sustento, que venho conquistando muitas coisas e vou conquistar ainda mais, pois a meta é seguir por anos nessa profissão porque é isso que eu amo fazer”.
Ao considerar que é o sonho de milhares de pintores, para Veiga o prêmio tem grande representatividade. “Para um pintor, esse prêmio é como receber a ‘bola de ouro da FIFA’ (risos). Eu estava me sentindo um ‘Messi’ recebendo esse prêmio. Foi um momento muito especial, pois tive o prazer de conhecer grandes pessoas que fazem disso uma realidade, e também por estar representado o meu Estado e todos os pintores de Santa Catarina”, conclui.
Como acontece a premiação
A votação do Pintor Profissional do Mês – PPM ocorre mensalmente sendo feita por uma comissão criada pelo Movimento Brasil por um Pintor Melhor – MBPM e ABRAPP – Associação Brasileira dos Pintores Profissionais que abrange todo o Brasil. Os braços (pintores voluntários que trabalham no MBPM promovendo união e conscientização para os pintores em sua região), moderadores e coordenadores votam no pintor que mais se destaca de acordo com os seguintes critérios: o pintor que mais ajuda nos grupos do MBPM no Facebook e no Whatsapp; ser um bom profissional em seu dia a dia; ser exemplo para todos os pintores; e o pintor que não exagera em posts e informações desnecessárias.
Moderadores e coordenadores não participam do PPM, e o nome do vencedor é divulgado somente no dia da entrega do prêmio na sede do MBPM, em São Paulo/SP, e divulgado na página oficial da entidade no Facebook e nas redes sociais. “Essa premiação veio somar junto com o Movimento. É um projeto nosso que deu muito certo e é um incentivo para todos os profissionais da pintura oferecerem um serviço com 100% de qualidade aos seus clientes”, comenta Clayton Ramos, líder do projeto e coordenador do MBPM”.
Clayton explica que o objetivo é criar um time forte em todas as cidades do Brasil e com isso buscar soluções para cada problema ou necessidade da categoria já que a MBPM é uma ação de conscientização criada e dirigida por pintores que projetam a “mudança de comportamento” do pintor brasileiro e sua responsabilidade pela busca de profissionalização e valorização.
O pintor com mais votos, eleito o Pintor Profissional do Mês, recebe prêmios oferecido pelos parceiros (ferramentas, catálogos, camisetas, etc.) e uma arte com a foto do vencedor é colocada na capa do grupo Pintor Profissional no Facebook. Os atuais parceiros são as empresas BeroXpert, hm rubber, Steula, Condor, Exin Royal, Lukscolor, Wagner, Textura e Cia, Decora e Cor, além do apoio do Jornal do Pintor na divulgação.
- Publicado em Comemoração, Destaque, Pintor Profissional do Mês - PPM
Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel anuncia os vencedores
Fruto com de umaparceria entre o Instituto e a AkzoNobel, a premiação exalta projetos na área de arquitetura, urbanismo, artes plásticas e do design. Premiados foram anunciados com a abertura da exposição em São Paulo.
Resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel promove iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo, das artes plásticas e do design. Anualmente, os projetos selecionados participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e os vencedores são contemplados com viagens internacionais e estágio em escritório de arquitetura.
Neste ano de 2019, a premiação, que já está em sua sexta edição consecutiva, foi realizada no dia 17 de outubro com a inauguração da exposição composta pelos 12 projetos selecionados na categoria Profissionais e mais três na categoria Universitários.
Com o Prêmio dedicado na categoria Profissionais, o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel continuam a mapear a produção arquitetônica contemporânea, ao destacar projetos significativos construídos no panorama atual brasileiro. De acordo com a organização, a relação urbana e o comprometimento com o sítio de implantação e a sustentabilidade, bem como a inventividade projetual e construtiva, foram os critérios fundamentais que nortearam a premiação. Já a inédita Universitários, que passou a fazer parte da Prêmio nesta edição, é exclusiva para estudantes de arquitetura, com projetos não construídos e relacionados ao tema “Revitalização, Requalificação, Renovação”. Participaram universitários regularmente matriculados em cursos de arquitetura de nível superior, reconhecidos ou autorizados pelo MEC, brasileiros ou estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos.
Os premiados na categoria Profissionais foram contemplados com viagens internacionais, enquanto o premiado na categoria Universitários recebeu uma proposta de estágio remunerado em um relevante escritório de arquitetura. O júri foi formado pelos arquitetos Helena Aparecida Ayoub Silva; Héctor Vigliecca; Joice Berth; Pedro Vada e Priscyla Gomes. O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel desde a sua primeira edição (2014), já recebeu 1.155 projetos inscritos.
Premiados
Categoria profissionais
- A Praia e o Tempo / Rio de Janeiro – RJ; gru.a (grupo de arquitetos); Pedro Varella
- Beacon School / São Paulo – SP; Andrade Morettin; Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Marcelo Maia Rosa e Renata Andrulis | GOAA Gusmão Otero Arquitetos Associados; Guido Otero e Ricardo Gusmão
- Casa
239 / São Paulo – SP; Una Arquitetos; Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda
Barbara e Fernando Viégas
Menção honrosa – categoria profissionais
- Capela em Sacromonte / Sacromonte, Maldonado, Uruguai; MAPA Arquitetos
- Menção honrosa sustentabilidade – categoria profissionais
- Casa das Birutas / Piracaia – SP; Gera Brasil Arquitetura e Consultoria; Karen Miyabe Ueda, Nilce Pinho e Antonio Carlos Vissotto Jr.
Menção honrosa cor – categoria profissionais
● Sede Castanhas de Caju / Bom Jesus das Selvas – MA; Estudio Flume; Christian Naoyuri Teshirogi e Noelia Monteiro.
Premiado – categoria universitários
● Da ocupação se faz arquitetura / Francisco Lucas Costa Silva; Orientadora: Solange Maria de Oliveira Schramm; Universidade Federal do Ceará – UFC Na mostra, que fica em cartaz até dia 01 de dezembro no Instituto Tomie Ohtake, estão reunidos, além dos premiados, os demais finalistas. Profissionais:
Casa Pequi / Palmas – TO; Perelopes Arquitetura; Renato Pereira Lopes e Danielly Daudt Fontoura; Casa Vila Rica / Brasília – DF; Bloco Arquitetos; Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco; Coberturas no Xingu / Canarana – MT; Gustavo Utrabo; Estação São Paulo – Morumbi/ São Paulo – SP; 23 SUL; André Sant’Anna da Silva, Gabriel Manzi, Ivo Magaldi, Lucas Girard, Luís Pompeo, Luiz Florence, Moreno Zaidan, Rafael Urano e Tiago Oakley; Consórcio HNL; Pavilhão Nuvem / Belo Horizonte – MG; Arquitetos Associados; Alexandre Brasil, André Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff e Renovação da Biblioteca Monteiro Lobato / São Bernardo do Campo – SP; MMBB Arquitetos; Marta Moreira e Milton Braga;
Universitários:
Morro da viúva: paisagem sufocada / Eduardo Romano e Bruno Bins; Orientadores: Gabriel Duarte, Marcos Favero, Luciano Alvares e Leonardo Lattavo; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO e Praça das águas / Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio; Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Artesp reúne milhares de pintores em São Paulo (SP)
Nesta edição da Festa do Pintor Artesp, além da tradicional celebração, foi realizada pela primeira vez a Arena do Conhecimento, onde os pintores tiveram a oportunidade de aprimorar técnicas profissionais
A Associação dos Revendedores de Tintas – Artesp realizou no dia 19 de outubro a sua tradicional Festa do Pintor 2019 que, de acordo com a organização, reuniu em torno de dois mil pintores. O evento aconteceu no salão de festas do Clube Esperia, em São Paulo (SP), e contou com apresentações de palestras, estandes de produtos e o show da Banda Época. Nesta edição, a Artesp promoveu pela primeira vez a Arena do Conhecimento, com quatro palestras voltadas para o aprimoramento profissional do pintor. A participação de fabricantes de tintas e empresas de ferramentas de pintura e correlatos também enalteceram o encontro. Foi montada uma estrutura de estandes para a demonstração de produtos, apresentação de lançamentos e tecnologias em tintas, ferramentas, fitas adesivas, produtos para proteção e mascaramento para pintura, embalagens de tintas e sistemas de pintura mecanizada airless. Os fabricantes ainda fizeram algumas dinâmicas com os pintores, assim como a distribuição de prêmios e brindes.
“Essa edição de 2019 superou nossas expectativas, não só pelo recorde de pintores, mas sobretudo pelo clima da festa, com muita interação entre os pintores e os expositores”, declara Jeanderson Ricardo Santaguita, presidente da Artesp. Sobre a Arena do Conhecimento, Santaguita explica que já era uma reivindicação dos pintores e dos fabricantes de tintas e o resultado foi surpreendente. “Tivemos uma participação de aproximadamente 800 pintores na Arena do Conhecimento, que tiveram a oportunidade de conhecer os produtos apresentados pelos fabricantes”, revela o presidente. Para Salvador Nascimento, diretor de operações da Artesp, essa primeira experiência da Arena do Conhecimento foi marcante, principalmente devido à alta adesão da categoria. “Percebemos que a maior parte dos participantes não estava priorizando somente a bebida, a comida e o show, mas sim, a possibilidade de aprender, de rever colegas de cidades e de estados distantes”, conta. Leandro Piovesan, do Programa Eu Sou Pintor, e Douglas Assis, representante do Movimento Brasil por um Pintor Melhor (MBPM) e da Associação Brasileira dos Pintores Profissionais (ABRAPP), também elogiaram a iniciativa e compartilham da mesma opinião de que o evento é importante para unir cada vez mais os pintores e, com o novo advento das palestras, o encontro passa a agregar ainda mais valor ao trabalho do profissional.
A Festa do Pintor Artesp 2019 teve o apoio da Adelbras, Adere, Atlas, Brasilata, Eucatex, Sicad-Eurocel, Hydronorth, Montana, Suvinil, Sherwin-Williams, Tigre e Wagner.
Palestras ministradas na Arena do Conhecimento:“O papel do pintor no mercado de tintas” – por Salvador Nascimento, diretor de operações da Artesp; “O Pintor do Futuro” – por Douglas Assis, representante do Movimento Brasil por um Pintor Melhor (MBPM) e da Associação Brasileira dos Pintores Profissionais (ABRAPP); “Pintor: como vencer a falta de clientes e o insucesso” – por Leandro Piovesan, do Programa Eu Sou Pintor; e “Programa Prolata” por Gisele Rinaldi, do Prolata.
- Publicado em Comemoração, Destaque
Tintas Wanda completa 85 anos com nova parceria
A marca automotiva de origem brasileira, foi adquirida pela AkzoNobel em 1974. Desde então, ganhou o mundo e para celebrar o aniversário, anuncia um novo embaixador, Adhemar Cabral, conhecido por seus projetos customizados de simuladores a protótipos de F1, aviões, barcos, design de móveis e motor homes
A Tintas Wanda está completando 85 anos em outubro. Presente nos cinco continentes celebra seu aniversário anunciando um novo embaixador: Adhemar Cabral, artista, designer, piloto e empresário que se notabiliza por dar forma a projetos únicos de simuladores a protótipos de F1, aviões, barcos, design de móveis e motor homes. “Ter a AkzoNobel, por meio das Tintas Wanda, como fornecedora de tintas da AC Design é algo muito positivo para o nosso trabalho e temos muito orgulho dessa parceria. Como trabalhamos com um público exigente e detalhista, ter uma tinta de altíssimo padrão, com fidelidade de cor e brilho, é algo necessário. A Wanda nos oferece o que tem de melhor, quando o assunto é pintura automotiva”, comenta Cabral, especialista em projetos em fibra de vidro e metal. Do seu ateliê, na Zona Leste de São Paulo (SP), a equipe conta com a linha completa da Wanda e também atendimento técnico da AkzoNobel e uma máquina exclusiva com sistema tintométrico para preparação das tintas com exatidão de cores.Início da Tintas Wanda – O fundador de Tintas Wanda, Roque Montesano, nasceu na cidade de Mococa (SP), em 1907. Filho de pais italianos e de origem muito modesta, cursou apenas o ensino primário e começou a trabalhar cedo como pintor de paredes, ofício escolhido pela necessidade. Em poucos anos, se tornou um grande empreendedor. No dia do nascimento de sua terceira filha, prometeu à sua esposa que, quando pudesse realizar seu sonho, de ter sua própria fábrica, batizaria sua marca com o nome da filha, Wanda. Essa promessa começaria a se tornar realidade em 1934. No início da década de 30, de forma improvisada na edícula da sua casa na Vila Maria Zélia, em São Paulo (SP), Montesano começou a formular suas próprias tintas. Em 1947, transferiu a produção para um galpão no bairro da Mooca, onde, efetivamente, a fábrica começou a tomar forma. Em 1972, a construção da fábrica na Rodovia Raposo Tavares foi concluída. Ao criar suas tintas, Montesano procurava atender às principais necessidades e tendências do mercado e, após a aquisição pela multinacional holandesa de tintas e revestimentos AkzoNobel (em 1974), a Tintas Wanda ganhou projeção mundial e, além da América do Sul, está presente em países como Estados Unidos, Espanha, Itália, Polônia, Rússia, China, Índia e Austrália. “Wanda é sinônimo de tradição, tecnologia e qualidade em repintura automotiva. Presente em dezenas de países, conquistou, através de seu grande diferencial competitivo, fidelidade à cor e alto rendimento, a preferência dos profissionais do mercado”, afirma Sérgio Munhoz, gerente regional de negócios de Tintas Automotivas da AkzoNobel para América do Sul. E Wanda Montesano Ferrara, filha do fundador da marca, conta que acompanhou toda a trajetória de seu pai para se tornar um grande empreendedor, e revela: “tenho um orgulho imenso em olhar para trás, ver tudo o que percorremos e, hoje, comemorar, juntamente com a Tintas Wanda, todos esses 85 anos de momentos e memórias”.
- Publicado em Comemoração, Destaque
Indutil celebra 60 anos
Desde a sua fundação, a empresa investe em tecnologias de demarcação viária que garantem a alta performance, durabilidade e, principalmente, a segurança de todos os usuários nas rodovias brasileiras e de outros países da América Latina
Ao completar 60 anos em 2019, a Indutil reafirma sua posição de liderança na produção de materiais para a sinalização horizontal de vias urbanas e rodovias do Brasil, além de atuar no mercado de tintas para pisos em geral. Nesta sua longa trajetória, um dos pontos fortes da Indutil é a visão adotada por seus diretores que, desde o início, sempre estiveram focados nas novas tecnologias de demarcação viária. Foi a Indutil que trouxe para o mercado brasileiro as tintas acrílicas emulsionadas em água convencionais e as de alta performance, como os termoplásticos com formulações específicas de alto relevo. Atualmente, a empresa tem capacidade para produzir tintas para demarcação de acordo com as especificações nacionais e internacionais, além de materiais termoplásticos pelo processo de aspersão e extrusão, o que a torna a maior fabricante de materiais para sinalização horizontal viária do Brasil. Seus produtos podem ser vistos em quase todas as rodovias do país, (a Indutil tem share de 50 a 55% do mercado brasileiro) e a empresa também exporta suas soluções para diversos países da América Latina.
Um pouco da história – A Indutil foi fundada em 1959, numa pequena fábrica situada na rua Ana Neri, no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo (SP). Seu fundador, Ivo Martire, deu início às atividades da empresa com a fabricação de tintas industriais. A produção era modesta, feita em uma área de 1.000 m2. Em 1968, as instalações foram para a Rua Arinaia, também na Mooca. Ali, numa área maior de 3.500 m2, iniciou-se a fabricação de tintas para pintura de carrocerias, carretas, basculantes e baús.
Entretanto, a partir de 1970 aconteceu uma grande mudança. A empresa iniciou oficialmente a fabricação da linha de tintas rodoviárias. Neste período, trouxe com pioneirismo ao Brasil a tinta acrílica base solvente para demarcação viária, tecnologia alemã que na época fazia um grande sucesso na Europa. O produto também apresentou resultados excelentes no Brasil e sinalizou o destino e foco da Indutil: ser referência no mercado de tintas para demarcação viária.
O ano de 1990 também foi marcante para a Indutil: nesta década começaram as concessões no país e a empresa passou a produzir tintas base água, tecnologia considerada ecologicamente correta, além de proporcionar vantagens comprovadas em relação ao sistema solvente, como por exemplo, conferir maior durabilidade, secagem rápida, ótimo índice de retrorrefletância, eliminação de riscos de fogo e de insalubridade, entre outros. Em 1996, a empresa cria uma nova gestão e aprimora práticas de governança corporativa dando continuidade à busca de melhores produtos e sistemas, estando de acordo com as tendências do mercado.
Em 2002, a Indutil entra no segmento de varejo com uma linha de produtos que compreende tinta base água para pintura e repintura de pisos, calçadas, etc. (Tintas Pisopró+); tinta antipichação (Induclean®); e tinta emborrachada base solvente para pintura de pisos, quadras, calçadas, etc. (Interlight Piso®). Essa linha segue em pleno crescimento estratégico por meio das lojas.
Nova fábrica – Em 2015, a Indutil transferiu toda sua estrutura para uma nova fábrica, em Guarulhos (SP), que é quatro vezes maior que a antiga – que foi desativada. Foram investidos 10 milhões de dólares (capital próprio) neste projeto que automatizou todos os processos e tornou a empresa mais competitiva, atendendo aos pré-requisitos de sustentabilidade. “Costumo dizer que não somos apenas fabricante de tintas, somos uma fábrica de materiais para segurança viária. A Indutil possui todas as tecnologias de demarcação viária existentes no mundo, e o Brasil tem muito potencial para crescer em áreas pavimentadas e que irão precisar de sinalização, além disso já estamos pensando em atender demandas futuras como, por exemplo, a dos carros autônomos”, menciona o diretor industrial, Helio Moreira, ao destacar: “tenho muita satisfação em estar à frente da Indutil que celebra 60 anos com posição de destaque no mercado. O time que formamos na empresa é motivador e isso nos dá ânimo para continuarmos lutando e se envolvendo com o desenvolvimento de tecnologias de demarcação viária que garantem não só a durabilidade da sinalização, mas principalmente a segurança de todos nós”.
- Publicado em Comemoração, Destaque