Exportação de tintas e vernizes, em toneladas, fechou 2020 com redução de mais de 5%
Em relação a toneladas, foram exportadas em 2020, 56.313 toneladas contra 59.487 toneladas, de 2019, redução de mais 5% e, com redução do preço médio de US$ 2,64 para US$ 2,50.
- Publicado em Destaque-3, Projeção
Vídeo destaca nova maneira de informar, na embalagem, o rendimento das tintas imobiliárias
Nova regra entra em vigor em 26/03, valendo para tintas látex nas quatro categorias (Econômica, Standard, Premium e Super Premium) e para vernizes brilhantes à base de solventes
Já está no ar, no canal do YouTube da Abrafati, o vídeo que a Associação produziu para deixar mais claras as mudanças que resultam do novo conceito de rendimento acabado das tintas imobiliárias. Essa melhoria, discutida extensivamente no Comitê Brasileiro de Tintas (CB-164) da ABNT, foi oficializada em norma técnica e sua aplicação nas embalagens passa a valer para os produtos fabricados a partir do próximo dia 26 de março.
De maneira didática, o vídeo mostra como esse novo conceito torna a informação sobre rendimento mais clara, com a indicação da área a ser coberta totalmente pela tinta ou verniz contidos na embalagem. Não se falará mais, por exemplo, em rendimento por demão, uma forma que era amplamente utilizada, mas que não proporcionava um entendimento preciso e uniforme: quem compra a tinta não quer saber isso, e sim qual é a área que o produto cobre.
A uniformização de como essa informação sobre rendimento deve ser exposta na embalagem é outro ponto alto do vídeo, que destaca que isso ajuda todos os públicos envolvidos com as tintas: dá para saber muito melhor a quantidade necessária para cobrir completamente uma determinada área.
Para completar, o vídeo deixa claro que essa nova forma de apresentar o rendimento não representa nenhuma alteração na qualidade dos produtos ou nas suas características.
Para assistir ao vídeo, acesse https://www.youtube.com/watch?
- Publicado em Destaque, Lançamentos
Axalta anuncia Cor Automotiva Global de 2021: a ElectroLight
Axalta anuncia sua Cor Automotiva Global de 2021, a ElectroLight, um matiz verde-amarelo expressivamente refrescante, com ares contemporâneos que, segundo a empresa, ecoam estilo, energia e classe. Para a Axalta, a personalidade única de ElectroLight evoca uma mistura de elementos de design esportivo com performance funcional e oferece uma grande versatilidade quando combinada com nuances de duas cores em carvão ou acabamentos foscos em uma variedade de soluções de mobilidade. Além disso, a cor é formulada com propriedades reflexivas que a tornam altamente visível para sistemas de detecção e alcance de luz (LiDar), enquanto o conteúdo de sua camada estrutural e pigmento são facilmente transmissíveis por sistemas de detecção e alcance de rádio (radar). “Oferecemos produtos inovadores e excepcionais. É isso que vivemos e respiramos todos os dias na Axalta”, disse Hadi Awada, vice-presidente sênior da Axalta, ao acrescentar: “ElectroLight é mais um passo no caminho para um futuro sustentável a todos os tipos de veículos, incluindo os autônomos. Elaborada com tecnologia de sensor de mobilidade, combina uma paixão por individualização com a ciência do revestimento em uma cor dinâmica, expressiva e funcional”.
Automóveis totalmente autônomos estão mais próximos do que nunca de se tornarem realidade e irão se apoiar em LiDar e tecnologia de radar para ver o mundo ao redor deles e interagir com ele. Segundo a Axalta, a cor ElectroLight atende aos padrões de segurança da indústria e melhora a performance dos dois tipos de sistemas, tornando-a uma opção de cor que se destaca tanto em tendências quanto em tecnologia.
Panorama em cores automotivas
Enquanto o Relatório de Popularidade de Cores Automotivas da Axalta mostra como o branco continua sendo a cor automotiva mais adquirida em todo o mundo, o interesse por tons mais customizados e personalizados está aumentando entre os consumidores.
O verde tem influenciado tanto o azul quanto o amarelo na paleta de cores nas tendências atuais do mercado automotivo, levando as cores a um tema mais focado em ecologia. Isso inclui a Sea Glass, um tom esverdeado de azul e Cor Automotiva Global do Ano 2020 – e, agora, ElectroLight – um tom amarelado de verde.“Nossa cor de 2021 suscita sustentabilidade, felicidade e segurança. ElectroLight está na vanguarda das tendências de cores, enquanto antecipa avanços tecnológicos que estão surgindo”, falou Nancy Lockhart, gerente global de produtos de cores da Axalta. Ela ainda mencionou: “os consumidores estão procurando uma cor inovadora e a ElectroLight demonstra isso, trazendo uma abordagem gradual para o estilo e o design automotivo”.
- Publicado em Destaque-3, Lançamentos, Tendência de Cor
Monza Tintas inaugura loja e se inspira nas tendências de cores da Suvinil
Nova revenda chega ao mercado com um ambiente diferenciado, pensado em inspirar os visitantes e demonstrar as sensações que as cores podem transmitir
A Monza Tintas acaba de inaugurar sua segunda unidade na cidade de Cuiabá. Para criar um ambiente diferenciado, pensado em inspirar os visitantes e demonstrar as sensações que as cores podem transmitir, a loja convidou o grupo Ohma Designs, formado pelos profissionais cuiabanos Nicholas Oher e Fabio Marx, e a curitibana Paloma Bresolin, para assinar a produção e colorimetria inspiradas nas tendências da Suvinil.
No espaço de 110 m2, foram utilizadas mais de 30 cores desde tons energéticos, como laranjas e rosas, até nuances que dão a percepção de calma e aconchego, como azuis e roxos. A iluminação também foi trabalhada para destacar e compor a decoração contemporânea, alinhada ao mobiliário.
“Com o projeto desenvolvido pelo Ohma Designs, conseguimos demonstrar para os clientes as tendências que estão sendo utilizadas, além dos diferentes acabamentos, como fosco, acetinado, brilhante, e até diferentes texturas, como o cimento queimado nas paredes e no piso. Não queremos ser uma loja para vender latas de tinta, mas sim cores”, diz Mariana Buffe, sócia-proprietária da Monza Tintas.
Os espaços se dividem em três setores, o “Descubra sua cor”, destinado para arquitetos e designers receberem seus clientes; o “Espaço bistrô, composto pelo balcão para atendimento e pequenas reuniões; e um ambiente para atendimento em mesas, dedicado aos consumidores finais e profissionais da área. No banheiro, foram combinadas as últimas quatro cores do ano da Suvinil: Meia-Luz (2021), Mantra (2020), Quentão (2019) e Terra Roxa (2018). “É como uma máquina do tempo, para trazer afeto e resgatar lembranças do passado, contando a história da loja e da marca”, explica o arquiteto local Nicholas Oher. “Essas cores trazem a vivência do atual ao antigo, sendo aplicadas de formas estratégicas, atraindo o olhar para a recém-inaugurada loja Monza, em suas novas formas e layout”, ele completa.
- Publicado em Destaque-3, Projeção, Tendência de Cor
Pintor Destaque: Premiação do Movimento Brasil por um Pintor Melhor e Associação Brasileira dos Pintores
Prêmio prestigia o profissional de pintura que mais cooperou para o crescimento e desenvolvimento da carreira. Vitor Araújo Flores de São Bernardo do Campo (SP) é o Pintor Destaque deste mês
Com uma história de vida marcada pelas tintas, Vitor Araújo Flores atua na profissão há 11 anos e não poupa esforços para compartilhar conhecimento com seus colegas. Esse empenho, somado ao auxílio diário prestado nos grupos de WhatsApp, lhe renderam o título de Pintor Destaque do mês.
Aos 15 anos, Vitor morava no estado do Piauí e, sempre muito curioso e com o apoio do amigo pintor Adriano, começou a trabalhar como auxiliar de pintor. Quatro anos depois, já trabalhava sozinho e foi em 2016 que assumiu o seu primeiro desafio. “O meu primeiro trabalho grande foi em uma chácara na cidade de Picos, ainda no Piaui. Foi muito desafiador”, diz o pintor.
Em 2017, ele se mudou para São Paulo e se deparou com novos desafios. “Não conhecia praticamente ninguém, era difícil ter serviço. Mas não desisti! Pouco a pouco fui conhecendo pintores e fui trabalhar de ajudante de pintor”. Ao longo de dois anos, foi conquistando clientes e adquirindo conhecimentos. “Trabalhava uns dias sim, outros não. 2018 melhorou um pouco, mas foi em 2019 que alavanquei minha carreira. Fiz curso da Suvinil e outros de aperfeiçoamento, e nunca mais fiquei parado. Tenho inclusive certificado de pintor profissional Suvinil e o certificado de efeitos decorativos”, comemora.
Vitor lembra que nos momentos de dificuldade tinha sempre em mente que um dia seria reconhecido. “Está acontecendo agora e é porque não desisti do meu sonho. Devo tudo àquele cara que insistiu, brigou e puxou minha orelha diversas vezes. Ele sabia que estava lapidando uma pedra, que no futuro teria orgulho de mim! Muito obrigado ao meu grande amigo e irmão Adriano”, afirma o pintor ao exaltar que a premiação é muito importante para sua carreira.
- Publicado em Destaque-2, Pintor Destaque, Projeção, Reconhecimento
Grupo Pintores do Sul elege o pintor do mês da região
Desta vez, o vencedor foi o pintor Deti Moreira, de Corumbataí do Sul/PR, que se sente abençoado pelo reconhecimento e pela pintura fazer parte da sua vida
O grupo formado pelos profissionais do grupo de whatsApp “Pintores do Sul”, que conta atualmente com mais de 200 membros dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, destaca todos os meses o Pintor do Mês. Isso é feito através de votação. Todo início de cada mês, o grupo abre a votação e os membros votam no pintor que mais se dedicou no período dando dicas, ideias ou tirando dúvidas.
Em Janeiro de 2021, o vencedor foi o pintor Deti Moreira, de Corumbataí do Sul/PR, que tem 13 anos de experiência como pintor. Começou a trabalhar com pintura com seu irmão, após abrir mão do serviço que exercia como manobrista em Curitiba/PR. No entanto, o contato com a pintura já vinha desde os 11 anos de idade, quando Deti fazia pintura em túmulos e escrevia nas cruzes. “Eu também já tinha ajudado a pintar uma casa, na cidade de Altônia/PR, e isto melhorou muito a minha renda”, acrescenta Deti ao destacar que a pintura representa uma benção para sua família, além de ser um grande aprendizado.
Para ele, ter sido escolhido na votação foi uma enorme satisfação: “me sinto muito abençoado por ajudar um pouco os companheiros e poder compartilhar o que a gente conhece, principalmente aos novatos da pintura”, conclui Deti.
O Pintor do Mês do Pintores do Sul conta com os parceiros/patrocinadores: Jornal do Pintor na divulgação do prêmio ao ganhador, Tintas Active – A Casa do Pintor, Ametista Revestimentos, Tintas Ciacollor, CYZ Vedac, Master Tintas, Novotom, Santa Cruz, Tintorauto, Alffa Tintas, Big Cores Tintas, Condor, Dacor, Nauber Máquinas, Reparox, Suvinil e Auto Tintas Uberaba.
- Publicado em Destaque-2, Pintor do Mês - Pintores do Sul, Projeção, Reconhecimento
Pintor Profissional do Mês – MBPM e ABRAPP é do estado da Bahia
O Movimento Brasil por um Pintor Melhor – MBPM e ABRAPP – Associação Brasileira dos Pintores Profissionais reconhece o trabalho de pintores por todo o Brasil e a cada mês um profissional é premiado. O pintor destaque foi o baiano, Wellisson Carneiro, que diz ter “tinta correndo pelas suas veias”, e muito orgulho e amor pela profissão
O Pintor Profissional do Mês – PPM recentemente premiado pelo Movimento Brasil por um Pintor Melhor – MBPM, é Wellisson Carneiro, da cidade Riachão do Jacuípe (BA). Ele tem 35 anos de idade e há 20 anos é pintor profissional. Suas especialidades são em pintura imobiliária, fino acabamento, pintura automotiva e efeitos decorativos. Wellisson conta que a pintura surgiu na sua vida através dos vínculos familiares, onde muitos são profissionais da construção civil. Então, começou na pintura aos 15 anos de idade com o tio, onde teve a oportunidade de trabalhar quatro anos como ajudante. “Fui bem preparado por ele e por sempre buscar a perfeição, postura profissional e compromisso com os clientes. Isso foi fundamental para minha carreira”, comenta o profissional ao revelar: “no começo não sabia a dimensão do que era a profissão de pintor, aos poucos fui entendendo que era uma fábrica de realizar os sonhos das pessoas”.
Wellisson afirma que sempre procurou dar o seu melhor, se aperfeiçoando cada vez mais com estudos, palestras e cursos. “Hoje sou muito feliz por sustentar minha família com a profissão de pintor. As tintas correm nas minhas veias, tenho muito orgulho do que faço e amo minha profissão. Esse prêmio veio como reconhecimento destes 20 anos de profissão, onde olho para trás e vejo que cada dedo que foi afinado pela lixa valeu muito a pena, assim como as muitas vezes em que deixei de trabalhar para passar conhecimento para um colega, as idas aos eventos longe da minha cidade, e até mesmo o fato de refazer um serviço por causa de chuva ou infiltração na parede. Relembro de muitas coisas que fiz com paciência e pensamento positivo de que eu chegaria à perfeição”, recorda o pintor, ao finalizar: “gratidão à minha segunda família e ao MBPM- ABRAPP pela valorização que vem transformando a vida de muitos pintores(as) de todo nosso Brasil”.
Como acontece a premiação PPM
A votação do Pintor Profissional do Mês – PPM ocorre mensalmente sendo feita por uma comissão criada pelo Movimento Brasil por um Pintor Melhor – MBPM e ABRAPP – Associação Brasileira dos Pintores Profissionais que abrange todo o Brasil. Os braços (pintores voluntários que trabalham no MBPM promovendo união e conscientização para os pintores em sua região), os moderadores e os coordenadores votam no pintor que mais se destaca de acordo com os seguintes critérios: o pintor que mais ajuda nos grupos do MBPM no Facebook e no WhatsApp; ser um bom profissional em seu dia a dia; ser exemplo para todos os pintores; e que não exagera em posts e informações desnecessárias.
Os moderadores e os coordenadores não participam do PPM, e o nome do vencedor é divulgado somente no dia da entrega do prêmio na sede do MBPM, em São Paulo/SP, e divulgado na página oficial da entidade no Facebook e nas redes sociais. O objetivo é criar um time forte em todas as cidades do Brasil e com isso buscar soluções para cada problema ou necessidade da categoria já que a MBPM é uma ação de conscientização criada e dirigida por pintores que projetam a “mudança de comportamento” do pintor brasileiro e sua responsabilidade pela busca de profissionalização e valorização.
O pintor com mais votos, eleito o Pintor Profissional do Mês, recebe prêmios oferecido pelos parceiros (ferramentas, catálogos, camisetas, etc.) e uma arte com a foto do vencedor é colocada na capa do grupo Pintor Profissional no Facebook. Os atuais parceiros desta premiação são: Pincéis Atlas, Jornal do Pintor na divulgação do prêmio ao ganhador, Lukscolor Tintas, Mirka Brasil, Rainha das Tintas, Rolos Big, Santa Fé Tintas, Steula Equipamentos, Textura e Cia, WBR-WAGNER e ABRAPP – Associação Brasileira dos Pintores Profissionais.
- Publicado em Destaque, Pintor Profissional do Mês - PPM, Projeção, Reconhecimento
Sherwin-Williams lança linha de Efeitos Especiais, com acabamento em Cimento Queimado, Aço Corten e Mármore
A Sherwin-Williams, presente no Brasil há mais de 75 anos, apresenta a linha de Efeitos Especiais Sherwin-Williams para o mercado de decoração e pintores profissionais. Os produtos estão disponíveis nos acabamentos Aço Corten, Cimento Queimado e Mármore, com diversas opções de cores no Sistema Tintométrico ColorSNAP. A linha de efeitos decorativos é indicada para ambientes internos e externos, e agora está disponível nas melhores lojas de tintas do país.
“As pinturas especiais, via acabamentos decorativos, são utilizadas há muito tempo e, pela sua versatilidade, permitem uma infinidade de efeitos decorativos, tornando espaços convencionais em únicos. Este tipo de produto permite uma renovação rápida e prática de qualquer ambiente, criando um aspecto minimalista ou industrial, utilizando, por exemplo, efeitos como cimento queimado e aço corten, criando uma aparência rústica, porém moderna e acolhedora. Temos também o efeito mármore que transforma qualquer espaço, em um ambiente requintado e elegante, devido à sofisticação que a reprodução perfeita de uma pedra de mármore proporciona”, explica Vitor Cybis, gerente de marketing e trade marketing da Sherwin-Williams.
A linha de efeitos especiais Sherwin-Williams está disponível da seguinte forma: Cimento queimado na embalagem de 5 kg/galão na cor pronta de concreto e mais 12 tonalidades personalizadas no sistema Tintométrico ColorSNAP. O acabamento em mármore está disponível em galão/3,7 kg, com mais de 300 cores no ColorSNAP. O aço corten é uma base única na cor marrom e para atingir o efeito simular ao enferrujado, requer o uso de um reagente óxido, disponível em quatro cores: Laranja Corten, Cinza Corten, Marrom Óxido e Verde Zinabre na embalagem do componente A: galão/4,7 kg e Componente B, quarto/1 kg.
- Publicado em Destaque, Lançamentos, Tendência
O poder transformador das tintas
Harlet Orellan e Nadi Duno mostram que a pintura não transforma apenas ambientes, é capaz de mudar o curso da vida, traçar outros rumos, e reescrever histórias! Em exclusividade, o Jornal do Pintor conta a trajetória de sucesso dessas duas pintoras venezuelanas que, após se refugiarem no Brasil, encontraram nas tintas um novo caminho
A história das Meninas Venezuelanas é daquelas que inspiram e motivam qualquer pessoa!
Harlet Orellan, tem 41 anos, é mãe de dois filhos, é pintora profissional e, sendo filha de um construtor civil, sempre esteve envolvida com as rotinas da profissão. “Filho de gato, caça rato”, brinca e diz que sempre gostou de mexer com paredes e com construção. Nadi Duno, 38 anos, se formou em pedagogia na Venezuela, é professora de matemática e informática e no Brasil atua como ajudante de pintura. “Cada projeto que entra na minha vida faço com amor!”.
Esta história começa em 2016, quando as duas se mudaram da Venezuela para o Brasil. “Deixamos tudo para trás, casa, família e amigos. Viemos por terra, não foi fácil, demoramos sete dias!”, diz Nadi Duno ao enfatizar que trouxeram duas malas, com muitos sonhos e esperanças.
Já em terras brasileiras, chegaram em Santa Cecilia, em Roraima, foram hospedadas por um primo. Depois de um mês, realizando diversos trabalhos desde faxina, capina de quintal, babá e pinturas, alugaram um local para morar e sempre receberam ajuda e amizade dos vizinhos. “A melhor definição para o povo brasileiro é: amor para dar! Muito acolhedor”, define Nadi.
Nadi e Harlet permaneceram em Roraima por dois anos. Em 2018, tentaram retomar suas vidas na Venezuela e voltaram para suas casas. Porém, novamente sem recursos sentiram a necessidade de mudar novamente. “Fomos para Colômbia, depois para Peru, mas nada se compara ao apoio que o Brasil oferece para um refugiado, começando pela documentação. O sonho de qualquer imigrante é o Brasil, tivemos dificuldade com o idioma apenas!, conta Harlet.
De volta ao Brasil, organizaram todos os documentos, decidiram por morar em uma cidade maior e a escolha foi Salvador (BA). “Fomos acolhidas por um padre na Ilha Maré (BA), que nos ofereceu moradia por quatro meses. Trabalhamos em projetos sociais e de reciclagem, e inclusive tivemos aula de português na paróquia. Depois conseguimos alugar uma casa que proporcionou nos tornamos independentes”, explicam as duas ao lembrarem que a pandemia dificultou muito a procura por trabalho. “Nunca nos faltou Deus, e todas as pessoas sempre foram muito acolhedoras na Ilha Maré”.
A pintura já era um dos seus trabalhos desde a primeira estadia no Brasil, em Roraima. Já na Ilha Maré (BA), as Meninas Venezuelanas – como são conhecidas – começaram a atuar como pintoras nas casas de alguns amigos e familiares dos seus apoiadores. Nesta fase, já com o sentimento empreendedor, buscaram na internet por grupos de pintores e fizeram contato com o Movimento Brasil por um Pintor Melhor (MPBM). Assim, tudo começou a ganhar força! A equipe do Movimento as encaminhou para o grupo de Pintoras Mulheres e para Ana Machado, a pintora da Paraíba, que ofereceu prontamente apoio profissional para as duas com indicação de locais e clientes. Em pouco tempo, foram apresentadas ao pintor Manuel Junior, mais conhecido como Palmito, na cidade de Salvador (BA). Harlet define que ele foi um anjo em suas vidas! “A pintura na Venezuela é totalmente diferente do Brasil, fomos nos aperfeiçoando. Na pintura você imagina, e se torna um artista”.
Emocionadas, com os olhos cheios de lágrimas, as Meninas Venezuelanas encerraram esta reportagem afirmando: “as tintas representam tudo em nossas vidas, a nossa estabilidade, a ajuda que enviamos às nossas famílias na Venezuela e um futuro cheio de conquistas”.
- 1
- 2