É um importante passo para que essa categoria de produtos passe a atender as necessidades de qualidade do mercado
No final de novembro, mais uma importante norma técnica foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): a ABNT NBR 16912.
É a primeira norma técnica referente às texturas, aumentando para 38 o conjunto de documentos normativos relacionados às tintas imobiliárias, que vem se ampliando e consolidando – com constantes acréscimos e versões revisadas – a partir de 2002, quando foi implantado o Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ).
O avanço dos trabalhos deveu-se especialmente aos esforços do GT (Grupo de Trabalho) criado para conduzir essa atividade, dentro do CB-164, o Comitê Brasileiro de Tintas.
Com a participação de profissionais dos fabricantes e de fornecedores de matérias-primas, assim como de outros interessados no tema, o GT dedicou-se intensamente para que essa norma, que era uma demanda antiga do setor, se tornasse realidade.
Trata-se de uma norma que especifica o método de ensaio para determinação da resistência de aderência à tração em textura. “O trabalho normativo relativo a essa categoria de produtos terá continuidade agora, mas com essa publicação foi dado um importante passo em direção à maior qualidade e isonomia competitiva”, afirma Anne Costa, coordenadora técnica da Abrafati.
A norma completa pode ser obtida na ABNT: www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=457982