Prêmio prestigia o profissional de pintura que mais cooperou para o crescimento e desenvolvimento da carreira. Luciano Barros, de Campina Grande (PB), recebeu o título de Pintor Destaque deste mês
Escolhido em exclusividade pelos organizadores do Pintor Destaque, o Jornal do Pintor tem, a cada mês, a oportunidade de conhecer a história de vida e profissional de pintores de diversos estados brasileiros. Todas as trajetórias são motivadoras, fruto de muito trabalho, empenho e regadas de alegrias!
Desta vez, o empenho do paraibano Luciano Barros, de Campina Grande, em auxiliar seus colegas de profissão com conteúdo e informações nos grupos de WhatsApp, o tornaram o Pintor Destaque do mês.
Atuando há mais de 4 décadas na pintura, Luciano é daquele tipo de pintor que conhece todo o caminho da profissão, que tem muito a ensinar e sempre está pronto a aprender.
O seu primeiro contato com as tintas foi em 1979, quando trabalhava como holder (suporte) em banda de flashback e pintou caixas de som e equipamentos. Ele lembra que usou um preto fosco, utilizou pinceis nas primeiras vezes e depois passou a pintar com rolo. “Esse se tornou meu trabalho na banda, sempre que tinha que pintar algo era comigo. E logo depois alguns amigos começaram a pedir para que eu fizesse serviços de pintura em suas casas. Eu ia mesmo. Fui aprendendo e pegando gosto! Não tinha o conhecimento de todas as técnicas de pintura, mas já ganhava um dinheiro com a pintura”, se recorda com orgulho.
Depois de alguns anos, desempregado, Luciano se dedicou aos trabalhos de pintura que iam surgindo, se empenhou em participar de treinamentos organizados por lojas de tintas e foi adquirindo conhecimento sobre produtos e técnicas. “Desde então a pintura se tornou minha profissão com a qual sustento minha família”, diz o pintor que hoje com 60 anos segue ativo e possui uma equipe que realiza serviços em edifícios, residências e estabelecimentos comerciais em várias cidades ao redor de Campina Grande.
Nessa trajetória, se recorda de um momento muito difícil, em 2008, quando foi hospitalizado e sua casa furtada. “Estava pintando uma rede de farmácias, passei mal, fui socorrido às pressas e fiz um procedimento cirúrgico na vesícula. Fiquei hospitalizado por mais de 20 dias e, neste meio tempo, minha casa foi invadida por ladrões que levaram tudo, desde ferramentas, computador e moto. Fiquei sem nada!”, relembra.
Nessa fase, um lojista o apresentou para MBPM – Movimento Brasil por um Pintor Melhor, onde foi prontamente acolhido e recebeu apoio com ações para coleta de ferramentas para viabilizar o seu retorno ao trabalho. “Foi emocionante! Vários pintores e parceiros ajudaram, cada um com o que podia. Sou muito grato por isso”.
“Há três anos estou no Grupo, conheci pessoas maravilhosas como a pintora Ana Machado que faz um trabalho incrível pelos pintores. O Grupo proporciona treinamentos, encontros e diversas atividades. Só tenho a agradecer por ter conhecido a família MBPM”.
Sobre a premiação Pintor Destaque, ele enfatiza que ficou muito emocionado. “Não consegui segurar, chorei e é inexplicável a sensação. Hoje sou muito feliz por ver o espaço que os pintores têm conquistado. Não é fácil ser pintor, exige perfeição em tudo que se faz, é necessário ter dedicação e comprometimento. Sou muito feliz por estar vivendo tudo isso. Tenho orgulho de ser pintor profissional”, finaliza.