O pintor Fábio Martins é a voz destes profissionais dentro dessas lojas de tintas
Os pintores em todo o Brasil estão cada vez mais qualificados e cientes da importância de seu trabalho. Entretanto, ainda tem muito o que avançar e ser feito por estes profissionais. Nesse sentido, um dos projetos de destaque é o Pintor Qualificado, idealizado e executado pelo pintor profissional Fábio Martins, que é da área de Relacionamento e Marketing da rede de lojas Barato Tintas e Forte Mais Revestimentos, em São José do Rio Preto/SP.
O projeto tem como pilares a conscientização, capacitação e valorização dos pintores, e isso é colocado em prática com o desenvolvimento de um trabalho pioneiro e minucioso feito com muito amor por Martins que “abraça” os pintores com treinamentos, demonstrações de produtos, novas ferramentas e aplicações, cursos e palestras presenciais (quando era possível) e on-line (nesse momento). “Como pintor profissional, trouxe para dentro da rede Barato Tintas a conscientização de como a empresa deve olhar e tratar o pintor, e não ser apenas uma loja de tinta que vende o produto, mas sim, uma loja com um trabalho de relacionamento e marketing voltado ao pintor. Somos únicos na cidade a fazer algo assim”, assinala Martins.
Ele informa que para ser um Pintor Qualificado existem alguns requisitos. Primeiro, para fazer parte do grupo, o pintor tem que mostrar interesse e ter rede social ativa. Durante o processo, Martins faz visitas surpresas na obra do pintor participante para verificar a qualidade, organização e limpeza do trabalho, além de ir atrás do feedback do cliente quando o serviço de pintura é finalizado. Se o pintor é aprovado, recebe kits de ferramentas dos apoiadores, uniforme do Pintor Qualificado e a placa de qualificação.
“O Pintor Qualificado é um marco. Temos um grupo no WhatsApp com 257 pintores, no Instagram com mais de 23 mil seguidores e página no Facebook. O que nos diferencia é o fazer (o trabalho) com o coração. A ideia é baseada em ajudar o pintor a ter consciência do seu valor, que ele precisa se autorrespeitar e, principalmente, se posicionar. O pintor tem que ter posicionamento, saber valorizar o seu trabalho e o atendimento ao cliente”, diz Martins ao acrescentar: “fui braço do Movimento Brasil Por Um Pintor Melhor (MBPM) e foi o Movimento que trouxe a minha conscientização do que é ser um pintor profissional, e transfiro isso ao meu trabalho na Barato Tintas. Aprendi no MBPM e sou muito grato”.
Conforme enfatiza Martins, todas as lojas de tintas têm que ter uma pessoa que foi pintor para fazer o trabalho de relacionamento e marketing. “Não tem como dar errado! O pintor quer ser respeitado e valorizado pela loja de tinta. O que ele precisa é condição para desenvolver seu trabalho com facilidade, mais rapidez e qualidade”, finaliza.