Criado para valorizar e apoiar o crescimento dos pintores, o Movimento Brasil por um Pintor Melhor se tornou uma instituição que representa os profissionais em todo o país oferecendo diversas ações de profissionalização
Há 5 anos, um grupo de pintores autônomos sentiram a necessidade de ter uma classe de trabalhadores mais forte, qualificada e profissionalizada. Assim, surgiu em 2016 o MBPM – Movimento Brasil por um Pintor Melhor, um projeto que nasceu idealizado para dar voz ao pintor brasileiro, proporcionar possibilidades de capacitação e desenvolvimento, valorizar o seu trabalho e resgatar o seu orgulho pela profissão.
“O projeto começou a ser criado por nós pintores que sentíamos a necessidade de ter a nossa própria representatividade, ter o nosso movimento. Precisava-se valorizar o pintor, e isso tinha que partir de nós mesmos”, pontua Vladmir Rodrigues Brum, pintor profissional, hoje coordenador administrativo da ABRAPP e do MBPM.
Com esses ideais, o grupo de pintores, que inicialmente ganhou notoriedade nas redes sociais, passou a se comunicar com profissionais de todo o país e com toda a cadeira produtiva de tintas, desde fabricantes, lojistas até consumidores finais. Pouco tempo depois, o MBPM fundou a ABRAPP – Associação Brasileira dos Pintores Profissionais, um órgão legalizado, pioneiro e com atuação em todo território nacional.
Rapidamente as ações e campanhas se expandiram, e o MBPM passou a contar com grupos de pintores de Norte a Sul. “Confesso que não esperava de forma tão rápida! Mas este sempre foi um objetivo, uma meta. Sempre tivemos a intenção de crescer e fazer algo real pelo pintor brasileiro, ser a representatividade que nós pintores precisávamos na sociedade e no setor. O nosso objetivo sempre foi, em primeiro lugar, mudar o pensamento do pintor e ter uma classe mais fortalecida”, explica Vladimir e lembra que era preciso mudar o jeito como pintor se portava na obra, já que muitos usavam chinelo, bermuda, camiseta regata e não usavam equipamento de EPI. “Isso tudo precisava mudar para que a profissão fosse vista como qualquer outra, para mostrar a sociedade o nosso profissionalismo”.
Nesses 5 anos, graças ao trabalho e engajamento de centenas de pintores e pintoras, o MBPM se tornou a “ponte” e o meio de comunicação entre os fabricantes de tintas e os profissionais com a promoção e divulgação de cursos; com grupos de WhatsApp regionais para difusão de conhecimentos; e com diversas ações de capacitação sobre segurança na obra, padrões de trabalho, formas de cálculo de orçamentos, entre outros temas. Além disso, valoriza os pintores através de premiações, como o Pintor do Mês e Pintor Destaque que, inclusive, mensalmente, são divulgadas pelo Jornal do Pintor.
Recentemente na pandemia do Covid-19, o Movimento exerceu um papel de extrema importância para classe. “No momento em que o pintor mais precisou, no ápice da pandemia e de incertezas, conseguimos unir forças com as empresas e instituições do setor para ajudar esses profissionais em todo o Brasil”, complementa Vladmir.
O coordenador salienta ainda que as metas, planejamentos, sonhos e ideais do MPBM são muitos e não podem parar. “Neste momento dois objetivos se tornaram principais e o Movimento busca, como instituição, regulamentar a profissão de pintor perante a Constituição Brasileira, e criar a Escola do Pintor ABRAPP”.
Vladimir ressalta como fato importante e determinante de sucesso o trabalho realizado pelos “braços” (representantes) que, de forma voluntária e por amor a classe, levaram e levam os ideais do Movimento por todo o Brasil. “Eles têm orgulho de serem pintores profissionais, pessoas que doam seu tempo em prol de um propósito, de um futuro melhor para os profissionais e suas famílias. Temos um time fantástico espalhado pelo Brasil, o que gera toda essa força que conquistamos. E digo mais, tenho muito orgulho de fazer parte desse time e estar com essas pessoas!”, finaliza.