A busca por novos horizontes e aumento de participação no mercado, motivou a empresa a investir forte na área comercial e em seu parque fabril, tanto na fábrica de matérias-primas quanto na de tintas. A Maza também passa a atuar no segmento de produtos de limpeza com o mesmo objetivo de ser o melhor fabricante e levar sempre excelência em produtos e logística
A Maza está abrindo novas áreas de atuação. Dos últimos dois anos para cá, a empresa tem investido na área comercial e agora passa a atender 100% do território brasileiro, além de expandir para outros países como o Paraguai, Uruguai e Bolívia, em busca de ampliar seus limites de atuação. Para acompanhar esse crescimento, nos últimos 18 meses a fabricante contratou em torno de 30 novos representantes e está investindo cerca de R$ 20 milhões na planta de tintas e R$ 30 milhões na de insumos, o que representa aumento de 50% na capacidade produtiva de seu parque fabril. Com essa significativa expansão, a empresa, que hoje emprega cerca de 500 colaboradores nas duas plantas, poderá gerar mais 100 novos empregos.
“O que tem impulsionado esse avanço da empresa é a nossa constante busca por novos horizontes. Lembrando sempre que a Maza tem no seu DNA o maior portfólio do mercado. Nós trabalhamos para desenvolver novas soluções para oferecer ao segmento uma cesta de produtos e de soluções alinhada com a expectativa do varejo, seja nas lojas de tintas como nas de materiais de construção; então é isso, apostar em pessoas e trazer novos representantes comerciais e produtos ao mercado. Essa combinação certamente irá resultar em ganho na participação de mercado”, analisa Anderson M. Maziero, diretor e engenheiro químico da Maza.
Segundo ele, a expectativa é continuar com as taxas de crescimento, ano após anos. “Dosamos o crescimento conforme as nossas capacidades fabril, logística e financeira, então, queremos dar sequência a essas taxas de crescimento médias que nós temos, entre 15 e 20%”, pontua Maziero ao mencionar que o compromisso da Maza com seus parceiros e clientes é sempre o de levar as melhores opções. “Não precisamos ser o maior, e sim, ser o melhor e levar a excelência, ou seja, nós fazermos sempre os melhores produtos e estarmos cada dia mais competitivos”, reforça o diretor ao entender que uma empresa tem que trabalhar todos os campos. “É isso que fazemos para sermos a melhor empresa nas áreas de logística, nos produtos, em preços e oportunidades de negócios. Apostamos na simplicidade de levar sempre aos parceiros o que nós temos de melhor!”, ressalta.
Neste ano de 2022, a Maza está investindo no parque fabril, tanto na fábrica de matérias-primas, quanto na de tintas. Durante a pandemia, a empresa enxergou uma oportunidade de desenvolver álcool em gel e adequou a planta e produtos às normas da Anvisa e demais para atuar no segmento de produtos de limpeza. “É um segmento competitivo, mas a gente sabe que trabalhando e com dedicação faremos dessa nossa linha de produtos de limpeza uma história de sucesso como fizemos com tintas”, afirma o diretor ao revelar que o ano de 2022 será marcado pelo desenvolvimento dessa nova linha de produtos de limpeza e um investimento altíssimo nas plantas da Maza.
Na visão de Maziero, diante de mercados altamente competitivos e dinâmicos, a empresa precisa fazer “algo a mais” que os concorrentes e, para ele, neste contexto o elemento transformador do mundo é o ser humano. “Fazer algo mais é encontrar pessoas que sejam capazes de fazer esse algo a mais, de serem mais intensas, criativas, disciplinadas e motivadas a querer deixar para o mundo o algo a mais. Então, esse espírito você tem que encontrar nas pessoas, e é isso que fazemos no trabalho da nossa liderança. A função de um líder que toca o negócio e empreende num país com tantas adversidades, é encontrar pessoas que sonhem como você, vibrem na mesma sintonia e que queira chegar além do seu limite. Então, gostaria de deixar sempre essa mensagem: de que uma empresa são as pessoas que fazem e elas têm que estar motivadas para buscar algo a mais,”, conclui o empresário.