Pela 7ª vez consecutiva a empresa se qualifica em excelência na gestão de pessoas pela premiação brasileira e em oito países em que mantém atuação
A AkzoNobel se qualificou entre as 57 companhias brasileiras reconhecidas pelo Top Employers Institute, autoridade global na certificação de excelência na gestão de pessoas, que avaliou 2.052 empresas de 121 países. Essa é a 7ª vez consecutiva que a multinacional holandesa recebe a certificação no Brasil.
Na revisão anterior, a empresa foi reconhecida em oito países – Brasil, China, França, Alemanha, Holanda, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos – e todos eles repetem as certificações nesta edição. Além disso, a AkzoNobel se qualifica como “Melhor Empregador Europeu”, porque cinco dos países certificados estão na Europa.
“Para nós, é motivo de orgulho mantermos tão importante certificação, em um período no qual tantos desenvolvimentos externos impactaram as empresas, o mercado, a todos”, afirma Francisco Farias, diretor de Recursos Humanos da AkzoNobel. Conforme explica o executivo, são vários os fatores que colocam a AkzoNobel no Brasil em tantas edições do Top Employers. “Políticas fortes de gestão de pessoas alinhadas ao nosso propósito denominado ‘People. Planet. Paint’, que focam nas pessoas, no planeta e na pintura; benefícios diferenciados e compatíveis com o mercado; práticas de bem-estar e qualidade de vida que se refletem no nosso ambiente de trabalho; e lideranças engajadas, que colocam os temas de gestão de pessoas dentro dos prioritários de suas áreas e da empresa são alguns deles”, conta.
A empresa divulga que um dos seus grandes destaques é a forma como mensura sua saúde organizacional, por meio do OHI (Organizational Health Index). “É feito semestralmente e o resultado é reportado ao lado das revisões financeiras. Ele avalia diferentes dimensões, como liderança, orientação externa, inovação e aprendizado, motivação e ambiente interno. Esse estudo nos dá o panorama de aspectos em que a empresa está desempenhando bem, além dos pontos de melhoria, que são direcionados por meio de planos de ação globais e regionais. Além da saúde organizacional, trabalhamos a questão de como podemos ter times de desempenho elevado, fazendo uso de metodologias específicas em cada área, formando assim uma organização de alta performance”, completa Farias.
Todos os anos, o Top Employers Institute certifica organizações que se concentram em colocar as pessoas em primeiro lugar por meio de suas políticas de gestão de RH. A pesquisa abrange seis domínios de RH compostos por 20 tópicos, incluindo estratégia de pessoas, ambiente de trabalho, aquisição de talentos, aprendizado, diversidade e inclusão, e bem-estar. A avaliação desse ano já reflete a nova ordem do mercado, que surgiu no pós-pandemia, com a transformação digital, maior investimento na aquisição e retenção de talentos – cada vez mais globais dentro de um sistema híbrido de serviço – e na busca por qualidade de vida.
Entre os principais destaques das organizações brasileiras certificadas, 91% obtiveram avaliações alinhadas às referências globais no item Ética & Integridade; 84% no tópico Estratégia de Negócios; 79% em Propósito & Valores, enquanto 53% se destacaram na dimensão Organização & Mudança.