Iniciativa é destinada a endereçar o descarte apropriado de sobras de tintas e embalagens, com coleta de resíduos de tintas – de qualquer fabricante – em pontos de vendas parceiros distribuídos pelo Brasil
A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, anunciou a versão definitiva do seu programa de logística reversa, o Suvinil Circula. Com os princípios da economia circular, a iniciativa, que começou em 2020 com um projeto piloto, é destinada a endereçar o descarte apropriado de sobras de tintas e embalagens e facilitar a jornada de pintura do consumidor, com a coleta de resíduos de tintas – de qualquer fabricante – em pontos de vendas parceiros distribuídos pelo Brasil.
A empresa pontua que o diferencial do seu projeto está no pioneirismo em requalificar não somente latas, mas também sobras de tintas. Os resíduos são direcionados para coprocessamento e se tornam energia novamente para outros processos industriais, como por exemplo para a produção de cimento. Até o momento, mais de 37 toneladas de material já foram encaminhadas para processamento energético e reciclagem.
De acordo com os números apresentados, os impactos ambientais do programa já apresentam resultados relevantes. Até fevereiro de 2024, mais de 10 milhões de litros de água e 5 mil kWh de energia foram economizados e de cerca de 137 kg de emissão de CO2 na atmosfera foi evitada.
Para que os consumidores sejam estimulados a levarem as sobras aos pontos de coleta, a Suvinil realiza um treinamento com os vendedores das lojas e oferece material informativo para que possam abordar o cliente no momento da venda. “Temos observado a importância de estarmos presentes com programas e ações que envolvem todas as etapas da economia circular. Com isso, após diversos feedbacks positivos apontando o valor da iniciativa, o projeto foi consolidado e se tornou definitivo. O programa Suvinil Circula representa o caminho que estamos trilhando na sustentabilidade, aliado ao nosso compromisso com a facilitação da jornada de pintura”, comenta Ariane Zanetti, gerente de relacionamento com os profissionais da pintura na Suvinil, e complementa que mais do que cumprir a legislação e ajudar na jornada do consumidor, a marca acredita no poder da educação para a mudança da cultura de consumo, por meio da informação, conhecimento e viabilização da coleta de resíduos em seus pontos de venda.
Atualmente, o programa conta com 86 pontos e 13 grupos de lojistas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
Como começou
A partir do Fora da Lata, programa de aceleração de startups da Suvinil, a marca lançou um desafio, construindo todo o projeto piloto para a Logística Reversa. Com isso, a Yattó, startup acelerada pelo programa, consolidou essa expansão, trabalhando na operacionalização, com sua expertise em economia circular. A iniciativa conta também com o suporte do Prolata, que consegue redução de custos ao longo do processo, pela maturidade da cadeia em São Paulo. A organização faz parte do Acordo Setorial de Tintas junto à Abrafati.
“A aceleração da Yattó no Fora da Lata foi essencial para tornarmos viável a reciclagem e transformação das embalagens e sobras de tintas esquecidas pelo mercado. Nós personalizamos nossa solução para atender aos padrões de qualidade e simplificar os processos a fim de escalarmos o programa para outros estados. As mais de 11 mil toneladas recicladas até agora são apenas o início do impacto que podemos gerar com essa parceria. Estamos felizes em assumir o pioneirismo com a Suvinil por meio do nosso programa de Logística Reversa, um dos que mais impacta positivamente o meio ambiente e a sociedade”, pontua Alexandre Galana, diretor presidente na Yattó.