Enquanto pintores têm lives, chats e academia virtual de treinamento, consumidores finais contam com o lançamento da Loja Virtual da Coral, em formato marketplace
Em tempos nos quais a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) é o distanciamento social para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a AkzoNobel está implementando uma série de ações on-line para manter contato com seus diversos públicos. Os meios digitais são, há algum tempo, imprescindíveis para a estratégia de comunicação da empresa, especialmente com pintores. No entanto, no cenário atual, os canais on-line se tornaram as principais ferramentas de acesso para suas diferentes audiências.
E-commerce – A Loja Online da Coral está em “soft opening” desde fevereiro e, agora, mediante o contexto vigente, se tornou uma aliada na aproximação com o cliente final. Nesse ambiente virtual estão disponíveis produtos das marcas AkzoNobel (Paints), Coral, Sparlack, Hammerite e Alabastine. Seguindo o modelo de marketplace, os lojistas vendem diretamente ao consumidor. Por meio de geolocalização, o cliente informa seu CEP e a loja mais próxima aparece como a primeira opção para realizar a venda. Já são quase 70 lojas vendendo dentro da plataforma, cobrindo 19 estados. Enquanto o cliente ganha comodidade, ambiente organizado para compras e parcelamento de pagamento em até 10 vezes, o lojista dispõe de um novo canal de vendas (24 horas por dia e 7 dias por semana) que pode gerar uma oportunidade adicional para o negócio, com custo zero de desenvolvimento e manutenção da plataforma, além de divulgação, uma vez que a Coral investe na geração de tráfego. Além disso, mesmo se o consumidor parcelar a sua compra, o lojista recebe o valor integral em até 15 dias após a entrega do produto.
A versatilidade e desempenho dos produtos ainda podem ser verificados pelos consumidores nos programas Extreme Makeover Brasil e Decora, em exibição no canal GNT.
Academia Coral e Páginas Coloridas – Para apoiar a capacitação dos profissionais de pintura em tempos de crise, os times de comunicação e treinamento de tintas decorativas estão intensificando as ações com os pintores e balconistas, trazendo ainda mais novidades. Na plataforma de treinamento on-line da Academia Coral (www.academiacoral.com.br), com foco na formação e desenvolvimento de pintores, é possível encontrar mais de 40 treinamentos, com temas que variam desde assuntos básicos, como a ferramenta correta para a aplicação das tintas, até mais avançados, como as técnicas para os efeitos especiais Mármore, Cimento Queimado, Velvet e Nuage. Na página da Academia Coral no Facebook, além dos conteúdos com dicas sobre a preparação de superfícies e a aplicação de produtos, desenvolvimento de carreira, solução de problemas no dia a dia da pintura, também há outras duas ações: semanalmente, às quartas-feiras, às 20h, e sextas-feiras, às 11h30, são disponibilizadas lives-treinamento, trazendo temas relevantes e indicados pelos próprios pintores, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento desses profissionais.
Já o Coral Responde é o chat com um especialista da Coral para o esclarecimento de todos os tipos de dúvidas sobre pintura. Para acompanhar tudo de perto, visite @academiacoral.
Em Páginas Coloridas (www.paginascoloridas.com.br), uma plataforma que coloca os profissionais em contato com quem precisa de serviço de pintura, os pintores dão visibilidade aos seus trabalhos e às suas habilidades técnicas. Para participar os pintores precisam fazer o treinamento básico em tintas no portal da Academia Coral.
Segmento automotivo – Os proprietários de oficinas e pintores do mercado de repintura automotiva podem contar com uma linha direta nas redes sociais para tirar suas dúvidas e garantir o melhor resultado em seus serviços: o Automotive Training Center Online, iniciativa do time de repintura automotiva da AkzoNobel. Semanalmente, a empresa está abrindo, às segundas, um post em seus canais de Repintura Automotiva para os interessados no segmento enviarem seus questionamentos relacionados a processos de aplicação, equipamentos e produtos das marcas Sikkens e Wanda. Até quarta-feira, as perguntas são revisadas pelos especialistas da AkzoNobel. Na sexta-feira, um técnico responde as dúvidas em um vídeo que fica disponível, a partir das 19h, no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe as novidades em @AkzoNobel Repintura no YouTube, Instagram e Facebook.
Paineis virtuais – Como forma de manter o relacionamento e comunicação com os parceiros durante a pandemia, a AkzoNobel também realizou um painel on-line para clientes, levando aos lojistas e revendedores sua perspectiva como indústria em relação ao momento desafiador que o mundo vive. A ideia é ampliar e tranformar o painel em fóruns regionais periódicos com os diversos públicos, incluindo distribuidores, criando oportunidades para que todos possam participar – uma iniciativa que já se mostrou bem-sucedida e que deve seguir mesmo após a pandemia, quando o mercado voltar à normalidade.
No primeiro encontro virtual, conduzido por Daniel Geiger Campos, presidente para América do Sul da AkzoNobel, e Guilherme Ruschel, diretor geral de Deco Brasil, cerca de 400 pessoas participaram da conversa sobre o cenário brasileiro e global. Além disso, foram abordados temas como a nova plataforma marketplace (a Loja Coral), a inserção do varejo tradicional no meio digital, as iniciativas para todos os públicos que fazem parte do negócio e como a empresa está conduzindo suas operações dentro dos protocolos de saúde e segurança. Nesse aspecto, também foi apontado o suporte a quem continua operando no modelo tradicional, com a disponibilização, por exemplo, de cartilhas de saúde e segurança para os lojistas, de forma a preparar o time que atende o consumidor final, seguindo todas as medidas fundamentais de proteção.