O objetivo é trazer maior clareza e uniformidade à informação sobre o rendimento, criando a exigência de que esteja indicado, na embalagem, quantos m2 o volume de tinta ali contido cobre completamente
No dia 26 de março de 2021, entra em vigor o novo conceito de rendimento acabado para tintas látex nas cores claras e vernizes à base de solventes. Essa melhoria foi definida no final de 2019, dentro do processo de revisão normativa, com prazo de 18 meses para vigência. O objetivo foi trazer maior clareza e uniformidade à informação sobre o rendimento, criando a exigência de que esteja indicado, na embalagem, quantos metros quadrados o volume de tinta ali contido cobre completamente. Agora, faltando cerca de 100 dias para esse prazo, o interesse pelo tema – e pelas medidas necessárias para se ajustar às novas regras – está muito forte.
Por isso, a Abrafati está desenvolvendo diversas ações para esclarecer esse novo conceito e seus impactos aos diversos públicos envolvidos com as tintas (fabricantes, fornecedores de matérias-primas e embalagens, revendedores, pintores, construtores, responsáveis por compras em empresas, arquitetos, decoradores e consumidores). Dentro desse conjunto de ações, três eventos destacaram o novo conceito de rendimento acabado.
O primeiro deles foi um workshop, que reuniu mais de 110 profissionais dos 42 fabricantes que participam do PSQ, no dia 03 de dezembro. Depois de uma apresentação inicial sobre o tema, feita por Anne Costa, coordenadora técnica da Abrafati, ela e mais cinco especialistas ligados ao PSQ e à Associação responderam às dúvidas enviadas antecipadamente ou durante o evento: Fabio Humberg, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Abrafati; Jairo Cukierman, diretor da Tesis Engenharia; Marcelo Bulgueroni, diretor jurídico da Abrafati, Rafael Baitz, advogado do PSQ, e Wiliam Saraiva, coordenador do CB-164 (Comitê Brasileiro de Tintas da ABNT). O Workshop de Uniformização pode ser assistido em https://youtu.be/pJCEAkqq718.
Em 08 de dezembro, Anne Costa falou em live do Sitivesp direcionada aos pintores, explicando as mudanças na forma de comunicar o rendimento nas embalagens.
Novas ações estão programadas ao longo das próximas semanas para difundir cada vez mais essa informação, que também já vem sendo replicada por outros players do setor.