Com o objetivo de gerar conexões entre mais de 90 líderes familiares no atacado e varejo de material de construção especialmente do Brasil e também do Uruguai, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Líbano e ampliar o conhecimento cultural destas empresas, a Atlas, referência em produtos para preparação, pintura e acabamento de superfícies, com apoio do Ministério de Turismo do Uruguai, realiza o evento “Summit: Líderes de Famílias Empresariais”, em Punta Del Este (UY), entre os dias 11 e 14 de março.
“Serão mais de 600 líderes familiares e empresas do setor participando do evento de forma presencial e a distância. Nossos propósitos são que estas empresas possam criar conexões, trocar conhecimentos e experiências e acima de tudo, possam se qualificar profissionalmente no segmento com a segunda melhor escola de gestão de liderança do mundo eleita pelo jornal Financial Times”, reforça Márcio Atz, Diretor da Divisão de Materiais de Construção da Atlas.
O Summit contará com uma série de encontros para discussões importantes para o sucesso e perenidade dos negócios familiares, com a participação e curadoria de conteúdo da ISE Business School, uma das melhores escolas de gestão do mundo e primeiro lugar no ranking mundial de Programas Abertos de Educação Executiva.
Algumas empresas aceitaram ser parceiras da Atlas no evento por acreditarem no mesmo propósito. Elas enxergam a importância do assunto e reconhecem o valor do conhecimento oferecido aos participantes, o que promete enriquecer ainda mais a troca de informações. São elas: Adere, Arcelormittal, Kapazi, Suvinil, Aliança Metalúrgica, Ilumi, Mundial Prime e Viapol.
Líderes Femininas do segmento de Material de Construção mostram que têm vez e voz
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, três gestoras que estarão presentes no evento “Summit: Líderes de Famílias Empresariais”, promovido pela Atlas em Punta Del Este (UY), falam sobre oportunidades, barreiras e desafios a serem enfrentados em um universo que aos poucos vem descobrindo o potencial do sexo feminino em posições de liderança.
Angelisa Rezzadori, diretora da RZ Rezzadori, de Chapecó (SC), uma das participantes do grupo “Conecta Construção – Mulheres no setor atacadista”, que surgiu a partir de eventos anteriores para discutir sobre a representatividade feminina no setor e ampliar a conexão entre as líderes. O grupo foi criado a partir do networking de mulheres que lideram suas empresas no setor de materiais de construção. “A ideia dessa conexão foi tão bem recebida que, em pouco tempo, o grupo já estava formado. O principal objetivo é trocar experiências e promover o desenvolvimento das mulheres nesse setor. Partimos ativamente para a tomada de decisões e para o desenvolvimento do setor, inserindo nosso jeito feminino nos negócios e gerando grandes resultados. Na empresa que lidero, por exemplo, não temos um programa específico voltado ao público feminino. Acredito que, em um ambiente corporativo, homens e mulheres, com seus perfis, são fundamentais para o crescimento do negócio. São habilidades e maneiras diferentes de atuar, e a força de ambos gera sucesso”, pondera Angelisa.
A vice-presidente da Condor Atacadista, de Brasília, Lívia Patrícia Nunes Pedreira, já sofreu resistência em alguns momentos de sua carreira, especialmente ao escalar um degrau profissionalmente, mas ela não acha que seja uma particularidade do setor e é otimista: “Independentemente do gênero, a demonstração de resultados e conquistas sempre tem impacto positivo na equipe e assim o profissional passa a ser reconhecido e respeitado. Ter também habilidades de escuta e liderança eficiente pode ajudar a construir pontes e relacionamentos”, explica. Lívia.
Mariana Morena, que é gerente Regional de Vendas da Orion Distribuidora, de Palhoça (SC) enfrentou alguns desafios durante a sua trajetória, mas hoje se sente à vontade para compartilhar recortes desses momentos com outros profissionais da área: “É uma experiência enriquecedora e desafiadora. Ser mulher em um ambiente dominado por homens oferece uma perspectiva única para trazer novas ideias e abordagens a um campo tradicional. Embora haja desafios, como superar estereótipos e construir credibilidade, essas barreiras também servem como motivadores para demonstrar competência, inovação e liderança. No início da minha carreira frequentemente era a única mulher, ou uma das poucas em eventos com uma presença massivamente masculina, e cheguei a enfrentar comportamentos inadequados. Essa realidade, porém, vem mudando significativamente ao longo dos anos, e definitivamente ocupamos o nosso espaço. Hoje, é inspirador ver um número crescente de mulheres atuando e assumindo cargos de liderança no setor de Materiais de Construção. Isso, é claro, promove a diversidade de pensamento, traz soluções mais criativas e abrangentes, e todo o setor sai ganhando”, ressalta.