Com lançamento da tinta e do verniz, empresa pretende proporcionar mais segurança em caso de incêndios
A Brasilux acaba de lançar a linha Brasifire composta por tinta e verniz com propriedades antichamas/intumescente. Entre as características, os novos produtos são base água, ecologicamente corretos, possuem baixo odor, alta resistência contrafogo e fornecem isolamento térmico, evitando que a estrutura seja danificada em curto tempo, diminuindo a formação de gases tóxicos.
Segundo Leonardo Maruzi, responsável do departamento técnico, quando expostos ao fogo, o filme aplicado se expande múltiplas vezes, formando uma camada protetora, capaz de retardar o desenvolvimento das chamas sobre o material protegido. “Essa película diminui a emissão de gases tóxicos e permite que as pessoas ganhem mais tempo para evacuar a edificação em caso de incêndio. Por isso, a linha Brasifire Antichamas/Intumescente é uma ótima opção para estabelecimentos que tenham circulação de pessoas, como indústrias, bares, restaurantes, hotéis, escolas, prédios comerciais e residenciais”, diz ele ao complementar que o sistema de proteção intumescente da Brasifire visa garantir a segurança do ser humano. “Não é costume as pessoas pensarem em ações preventivas contra incêndios, porém a utilização de revestimentos como o Brasifire, previne grandes acidentes, gera economia de gastos, dando mais tempo para que se consiga apagar o fogo antes das estruturas serem danificadas, prolongando a vida útil do imóvel e salvando vidas, ou seja, seu custo se torna irrelevante se comparado ao benefício que promove principalmente às pessoas que residem ou transitam pelo imóvel”, comenta.
A tinta Brasifire Antichamas/Intumescente é recomendada para superfícies de metal, madeiras e alvenarias de uso interno e externo, sendo aplicada após aplicação de Primer (preparador de superfície para receber a pintura). Já o verniz é indicado para superfícies de madeira de uso interno.
A Brasilux divulga que os produtos atendem as seguintes normas:
– Índice de Propagação de Chamas em Madeira: 9 (Classe “A”) – O material classifica-se como II-A de acordo com a Instrução Técnica nº 10 do Decreto Estadual de São Paulo nº 63.911 e como II-A-d0 conforme a norma ABNT NBR 16626.
– Norma – ABNT NBR 9442: 2019 – “Materiais de construção – Determinação do índice de propagação superficial de chama pelo método do painel radiante – Método de ensaio”.
Índice de Densidade Óptica em Madeira: Dm 209 – Conforme Norma – ASTM E 662-19 – (Specific Optical Density of Smoke Generated by Solis Materials).