Produto é muito utilizado em obras pelos benefícios e resultados que este acabamento proporciona, além de agilidade na pintura e um custo acessível
Por Viviane Salles
Com suas diversas características e benefícios, o uso de tinta para gesso segue em crescimento no mercado brasileiro seja em obras, reformas ou em pequenos reparos.
Antonio Carlos de Oliveira, gerente de assistência técnica da Universo Tintas, afirma que a praticidade oferecida pelo gesso e o seu crescente uso levam as empresas fabricantes de tintas buscarem inovações em produtos, dedicados a facilitar a preparação e acabamento das superfícies. “O uso da tinta para gesso já é quase um procedimento padrão entre os pintores, pois todos já perceberam os benefícios e resultados que este acabamento proporciona”.
Para Romeu Escolastico Neto, gerente de marketing da Suvinil, omercado de tintas para gesso acompanha o mercado da construção civil e repintura como um todo, já que o uso do produto geralmente acontece numa construção ou reforma. “O segmento vem retomando seus patamares e esperamos crescer acima do mercado”, comenta.
Marcos Pelegrini, químico da Brasilux, complementa que o segmento de construção civil está utilizando muito mais o gesso como material de acabamento, já que substitui a argamassa de acabamento nas obras com a vantagem econômica de deixar a parede acabada, lisa e sem a necessidade de emassamento. “O produto torna-se muito mais econômico para o consumidor final”, salienta.
Agnaldo Robson da Silva, químico da linha imobiliária da Brazilian Tintas, também aponta para a questão econômica. “Hoje em dia a utilização de placas e superfícies de gesso vêm crescendo muito devido ao custo ser menor. A tinta para gesso segue a mesma trajetória por ser uma tinta 2 em 1, que agiliza a pintura e economiza na mão de obra”.
Cleverson José Salasar, gerente industrial e de P&D da Tintas Ciacollor, aponta para o crescente uso do gesso acartonado e concorda que, diante da praticidade, os aplicadores preferem usar tinta gesso ao invés do sistema convencional de pintura.
“Dificilmente vemos o consumidor final usando gesso ou drywall em reformas, uma vez que são materiais mais complexos de aplicação. É, de fato, usado em obras novas através de construtoras”, diz Eginaldo Frazão, gerente de marketing, área técnica e inovação da Sherwin-Williams.
Para Argemiro Sanches, gerente de marketing da Tintas Eucatex, o gesso oferece diversas opções, com custo acessível, inclusive para renovação de ambientes. “Houve um enorme empenho em ajustar nossos produtos a essa crescente tendência, dessa forma todos eles entregam qualidade e eficiência, garantindo a satisfação”.
Neste ponto, Carlos Thurler, marketing manager da Luckscolor, avalia que o produto é bem procurado por todo os segmentos e diz que, normalmente, o gesso é muito utilizado para acabamento de tetos e também como divisórias e, como consequência, a tinta específica também.
“O uso de gesso na construção civil no Brasil é ainda infinitamente pequeno quando comparado com Argentina e Chile e outros países ocidentais. Está em crescimento, mas ainda pode ser muito melhor explorado”, analisa Andrea Oneto, gerente de marketing do Grupo Sinteplast e da marca Sulan.
Já Fernando Lima, educador técnico da Futura Tintas, acredita que o mercado de gesso ganhou uma grande proporção há alguns anos, porém hoje está estável. “O mercado de massas niveladoras ainda tem uma grande relevância”, finaliza.
Cuidados na aplicação de tinta para gesso
Para se atingir os benefícios da tinta para gesso, os pintores devem seguir algumas orientações de aplicação;
Os fabricantes dessas tintas consultados pelo Jornal do Pintor prepararam algumas dicas para facilitar o uso do produto e que podem ainda ajudar a atingir a qualidade no acabamento final da superfície;
– Para não afetar a aderência da tinta, a superfície deve estar limpa, sem mofo, graxa, gorduras, sem muita poeira ou resíduos;
– É preciso respeitar as instruções de diluição de cada marca de tinta, para que o produto possa penetrar na superfície e aglutinar as partículas soltas do gesso;
– Durante a preparação, aplicação ou secagem do produto é importante manter o ambiente ventilado;
– Em caso de gesso novo, recém aplicado, é recomendado aguardar a cura total de sete dias antes de receber a pintura;
– Os fabricantes sugerem que a primeira pintura seja feita com rolo de lã de pelos médios, pincel, trincha ou airless. Já para repintura, indicam rolos de lã de pelos curtos, pincel ou trinchas;
– É importante seguir as orientações de aplicação para cada tipo de gesso;
– É recomendado usar luvas e óculos de segurança na hora de pintar. Para mais informações, consultar o rótulo e a Ficha de Segurança (FISPQ) de cada produto.
Leia na edição impressa do Jornal do Pintor os principais fabricantes de tinta para gesso do mercado.