Nesse momento de incertezas, a Coral demonstra, por meio de ações, que está ainda mais próxima de seus públicos e da sociedade e que, juntos, todos atravessaremos esse cenário desafiador. Com isso, lança o Demãos Dadas Coral, uma iniciativa para apoiar consumidores, arquitetos, designers, lojistas, pintores e a sociedade em geral nesse momento de distanciamento social.
“Neste período, a casa ganhou ainda mais importância na vida das pessoas, se transformando em escritório, escola, academia, tudo, demandando mais atenção. E, com mais tempo em casa, muitos descobriram a necessidade de renovar, mudar a energia dos ambientes, delimitar espaços por meio das cores. E qual modo seria mais prático do que pintar paredes e móveis? Vimos que é o momento de ressignificar o ato da pintura: dar uma demão de tinta, vai além da renovação, do cuidado com a casa e a família, é dar uma mão para muita gente, ajudando a movimentar o mercado e contribuindo com a sobrevivência de empregos”, comenta Fernanda Dall’Orto Figueiredo, gerente de Cores e Comunicação de Marca da área de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul.
A iniciativa Demãos dadas foi dividida em pilares, contemplando os diversos públicos, para atravessarem, juntos, esse momento. Conheça:
Para consumidores, arquitetos e designers – Para os consumidores repensarem a casa multifuncional e planejarem a pintura de seus lares, a Coral disponibiliza conteúdos especiais nas redes sociais, tutoriais e lives com arquitetos, designers e influenciadores para inspirar. Além disso, podem contar com a lojacoral.com.br, que traz comodidade, ambiente organizado para compras e parcelamento de pagamento em até 10 vezes. Nesse ambiente virtual, estão disponíveis produtos das marcas AkzoNobel (Paints), Coral, Sparlack, Hammerite e Alabastine. Em tempos de quarentena, para incentivar as mudanças nas paredes e móveis da casa, a loja online está com frete grátis nas compras acima de R$ 89,90.
Para lojistas – A Loja Online da Coral está no ar desde fevereiro e, agora, mediante o contexto vigente, se tornou não somente uma aliada na aproximação com o cliente final, mas também uma oportunidade de ajudar o comércio local, a loja de tintas do bairro. Seguindo o modelo de marketplace, os lojistas vendem diretamente ao consumidor. Por meio de geolocalização, ao informar o CEP, a loja mais próxima aparece como a primeira opção para realizar a venda. Já são quase 70 lojas vendendo dentro da plataforma, cobrindo 19 estados.
Os estímulos são diversos para o lojista, que agora dispõe de um novo canal de vendas (24 horas por dia e 7 dias por semana) que pode gerar uma oportunidade adicional para o negócio, com custo zero de desenvolvimento e manutenção da plataforma, além de divulgação, uma vez que a Coral ajuda a trazer os consumidores por meio de ações nas redes sociais. Além disso, mesmo se o consumidor parcelar a sua compra, o lojista recebe o valor integral em até 15 dias após a entrega do produto. A empresa também entrou com uma coparticipação para o lojista oferecer frete grátis para todos os produtos em compras acima de R$ 89,90.
Pintores – Para colaborar com a capacitação dos profissionais de pintura, os times de comunicação e treinamento de tintas decorativas estão intensificando as ações com os pintores e balconistas, trazendo mais novidades. Na plataforma de treinamento online da Academia Coral (www.academiacoral.com.br), com foco na formação e desenvolvimento de pintores, é possível encontrar mais de 40 treinamentos gratuitos, com temas que variam desde assuntos básicos, como a ferramenta correta para a aplicação das tintas, até avançados, como as técnicas para os efeitos especiais Mármore, Cimento Queimado, Velvet e Nuage.
Além de um certificado de conclusão dos cursos realizados na Academia Coral, o pintor que completa o treinamento essencial em tintas também tem a oportunidade de dar visibilidade aos seus trabalhos e às suas habilidades técnicas na Páginas Coloridas (www.paginascoloridas.com.br), uma plataforma que coloca quem precisa de serviço de pintura em contato com os pintores profissionais. Lá o consumidor solicita orçamento, combina e avalia o serviço prestado, o que se torna uma vitrine para o pintor.
E se ficou alguma dúvida, na página da Academia Coral no Facebook (@academiacoral), há conteúdos com dicas sobre a preparação de superfícies e a aplicação de produtos, desenvolvimento de carreira, solução de problemas no dia a dia da pintura, que também oferece, semanalmente, às quartas-feiras, às 20h, e sextas-feiras, às 18h, lives-treinamento, trazendo temas relevantes e indicados pelos próprios pintores, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento desses profissionais.
Para ajudar os pintores nesse momento difícil, a Coral patrocina, ainda, a ação Cores Solidárias, da Associação Brasileira de Pintores Profissionais (ABRAPP), com o intuito de arrecadar doações que serão revertidas em um vale-alimentação no valor de R$ 150. Para mais informações de como contribuir, acesse kickante.com.br/campanhas/cores-solidarias.
Sociedade – O movimento Tudo de Cor está realizando ações com instituições próximas aos sites da AkzoNobel que fizeram parte dos seus 10 anos de transformação na vida das pessoas, por meio das cores. Com a arrecadação de alimentos, tem ajudado instituições como: Tryade, que possui um projeto social em Mauá (SP), e a Cores do Amanhã, que atende moradores na região do Totó, em Recife. Também apoia o Decor Social, que revitalizou abrigos de crianças e agora está coletando doações para esses lares. Ao todo, a Coral disponibilizou mais de 2 mil latas de 18 litros de tinta para estimular doações: as pessoas que doarem alimentos ou outros itens para essas instituições podem levar uma lata de tinta para renovar a sua casa.
Outro exemplo é o Lar das Vovozinhas, vencedor do recente concurso comemorativo aos 10 anos do movimento Tudo de Cor. O local abriga mais de 160 senhoras em Santa Maria (RS), o maior asilo do Brasil. Os colaboradores da AkzoNobel fizeram uma campanha para arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal para a instituição. Mais do que isso: cerca de 40 voluntários doaram seu tempo e carinho para conversar com essas vovós, que não estão podendo receber visitas, por conta do distanciamento social que o controle da pandemia exige. Os bate-papos online guardam histórias comoventes e divertidas. São horas acumuladas em que os colaboradores se fantasiaram, cantaram, oraram juntos com as senhorinhas ou, simplesmente, as ouviram.
O presidente da AkzoNobel para a América do Sul, Daniel Geiger Campos, participou da ação, interagindo com as vovós Werna e Maria Therezinha. “Falamos da vida e a família inteira do lado de cá se apresentou”, comenta. “Meu sogro até cantou o hino do Grêmio com a dona Therezinha!”.