Programa social capacita mão de obra feminina de Paraisópolis para atuação como pintoras decorativas profissionais. A 1ª formatura aconteceu em São Paulo/SP com a presença dos familiares das formandas, e foi marcado por muita emoção e alegria
No dia 10 de outubro, as participantes do programa Coral Mulheres na Cor, projeto idealizado pela AkzoNobel que reúne corporações com o objetivo comum de transformar histórias femininas por meio da profissionalização, participaram da formatura da primeira turma de pintoras profissionais qualificada pela iniciativa.
As formandas chegaram no MASP, Museu de Arte de São Paulo, em um ônibus cor de rosa – uma parceria da área de tintas automotivas com empresas de ônibus de São Paulo e Brasília em prol do Outubro Rosa. Lá, com o local fechado ao público em geral, tiveram a exclusiva experiência cultural de fazer uma visita guiada com Laura Cosendey, pesquisadora e mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Logo depois, a programação incluiu um momento de cuidado e autoestima, com camarins para preparação das mulheres (maquiagem, penteado e colocação de beca) para a cerimônia de formatura, com a presença de seus familiares.
O evento também contou com a participação de todas as empresas parceiras, que prestigiaram a entrega dos diplomas: o SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, é o parceiro de ensino do programa. Os parceiros financeiros são Bazar das Tintas, CASACOR, Dow, Oxiteno, Tintas MC e WACKER. Os parceiros de ferramentas são Condor e Vonder, e os de empregabilidade, Atala Engenharia e Abrapp. A ONG Fazendinhando é a parceira para relacionamento com as participantes.
As 14 participantes que se formaram são mulheres maiores de 18 anos, com escolaridade mínima do 4º ano do Ensino Fundamental, desempregadas ou com renda de até um salário mínimo, chefes de família com dependentes em idade escolar. Esse foi o público-alvo do projeto, que, por três meses, teve o suporte do Fazendinhando, movimento de transformação territorial, cultural e social que busca desenvolver a comunidade do Jardim Colombo e seu entorno, uma população de aproximadamente 15 mil moradores, em uma área de quase 15 hectares que integra o Complexo de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo.
Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América Latina, participou da cerimônia e mencionou em seu discurso: “Esse evento se chama Mulheres na Cor, e eu consigo ver cores no rosto dessas mulheres (as formandas). É muito bonito olhar para vocês e ver essa cor e essa renovação que inspira todos nós. E uma coisa interessante é que diz que o primeiro desbravador que descobriu a América foi Colombo, então, é muito justo que a primeira turma a desbravar as pintoras nas Américas sejam do Jardim Colombo! E tenho certeza que será a primeira de muitas turmas de mulheres pintoras.”
O presidente também agradeceu a equipe Akzonobel que idealizou o programa, todos os parceiros que apoiaram e as famílias das formandas – todos estavam presentes no evento. Para as formandas, Campos deixou uma mensagem especial: “acreditem sempre em vocês como todos nós aqui acreditamos. Vocês chegaram até aqui porque acreditaram que poderiam realizar esse sonho. Em alguns momentos, a dúvida poderá surgir, mas acreditem e continuem se dedicando de corpo e alma a esse sonho. Vocês se esforçaram, deram o seu melhor e estão aqui por essa dedicação que é uma inspiração não só para as próximas turmas, mas para seus familiares, crianças e ao mercado. Insistam e não desistam! Renovem a vida de vocês e levem muita cor para a vida das outras pessoas, certeza de que assim teremos um mundo cada vez melhor”, finalizou.