Em exclusividade, o Jornal do Pintor consultou os fabricantes de tintas brasileiros e pintores profissionais para entender quais são suas expectativas e investimentos para 2021
Por Gabriela Lozasso e Viviane Salles
2020 será o ano contado nos livros de história, um capítulo diferente e que mudou o curso de vida da humanidade. A pandemia causada pelo Covid-19 trouxe muitos impactos negativos. Mas também fez com que o mundo se adaptasse, de forma muito rápida, a um novo jeito de viver – mostrando, inclusive, a nossa capacidade de nos reinventar e fazer diferente! As tendências se tornaram realidade em poucos dias, o físico se tornou totalmente on-line, as casas deixaram de ser apenas dormitórios para se tornarem ambientes de vivência familiar, os trabalhos se adaptaram, novos hábitos de consumo surgiram, valores foram resgatados, entre outros tantos exemplos.
No ponto econômico, desde que a pandemia chegou ao Brasil e a cada mudança de patamar ou de fase de contágio, os setores brasileiros se comportaram de formas diferentes, com alguns mercados estagnados e outros totalmente aquecidos. A Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas avalia que a indústria de tintas iniciou 2020 com expectativas favoráveis de um crescimento entre 2% e 3% e que os primeiros meses foram marcados pela redução expressiva de suas atividades. Porém, o presidente-executivo da entidade, Luiz Cornacchioni, pontua que ao iniciar o segundo semestre, a situação já havia mudado completamente, com uma recuperação sólida das vendas de tintas imobiliárias e uma melhoria sensível nos demais segmentos da indústria de tintas.
O executivo avalia que o setor fechou 2020 com crescimento próximo a 3% (até o encerramento desta edição os números finais do ano não haviam sido divulgados), e que as constantes mudanças mostraram a resiliência e a capacidade de adaptação do setor com uma série de aprendizados em tempo recorde. “O destaque positivo ficou para as tintas imobiliárias, cujas vendas aumentaram mais de 4%, graças ao fortalecimento da construção civil neste ano e, especialmente, à tendência crescente de maior cuidado das pessoas com suas residências, impulsionada pelo período de isolamento em casa, no qual enxergaram melhor o valor de um ambiente agradável e bonito. As tintas de repintura automotiva e para uso na indústria tiveram desempenho razoável, enquanto as tintas automotivas originais sofreram uma queda significativa, acompanhando o que aconteceu com as vendas de veículos”.
Pesquisas realizadas pela ABRAPP – Associação Brasileira dos Pintores Profissionais comprovam o cenário positivo com a retomada dos serviços. Em abril, um levantamento apontou que cerca de 62% dos pintores estavam parados, já em dezembro houve um registro de apenas 6,5% dos pintores sem trabalho.
O Jornal do Pintor consultou alguns fabricantes e pintores e, em exclusividade, expõe suas expectativas para este novo ano.
“Para 2021, mantemos uma postura de otimismo cauteloso. Acreditamos em um crescimento das vendas de tintas similar ao do PIB, o que, com as projeções atuais, pode significar alta de 3% ou mais”, comenta o presidente-executivo da Abrafati, Luiz Cornacchioni.
“Acreditamos que nosso segmento continuará muito aquecido. Um dos motivos é que a pandemia/home office mostrou a importância de cuidarmos do nosso lar. Ter uma casa bonita e bem organizada é o sonho de muitos brasileiros. Com a baixa da taxa de juros, o investimento em imóveis ficou mais atrativo”, diz Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas.
Na opinião de Matheus Gois, CEO da Hydronorth, “as empresas mais resilientes são aquelas que conseguem aprender e traçar planos otimistas. Entendemos que 2021 será um ano com possíveis surpresas, mas nada comparado a 2020. A Hydronorth está confiante na retomada e estabilização do mercado”.
“A Montana Química tem expectativas extremamente positivas para 2021. Não há dúvidas de que a pandemia continuará a impor desafios para toda a humanidade, mas 2020 provou que empresas capazes de se adaptar rapidamente e que não deixaram os investimentos de lado conseguiram se manter firmes, ajudando a economia a se movimentar”, expõe Rafael Ferreira, gerente comercial da Montana Química.
“Sem dúvidas, o ano de 2020 foi muito diferente e enfrentaremos um momento econômico difícil mundialmente. Desejamos que o Brasil supere a pandemia ainda em 2021 e que seus impactos, tanto na saúde quanto no campo político-econômico, sejam conduzidos de forma saudável”, comenta Guilherme Medaglia, gerente de Marketing da Killing.
“Nossa expectativa é manter o crescimento que temos alcançado nos últimos anos – na casa dos dois dígitos, – com a consolidação dos produtos da categoria premium e super premium, fortalecendo e consolidando ainda mais o posicionamento”, pontua Angélica Potomati, diretora da Lukscolor.
“Vislumbramos um ano otimista e com demanda crescente, porém com menor flutuação que 2020, visto que os efeitos da pandemia devem se dissipar ao longo de 2021 em função dos planos de vacinação. A construção civil é um dos motores mais fortes de nossa economia e a retomada do crescimento do país reflete em nosso mercado”, posiciona Eric Françozi, marketing e inteligência comercial na Dacar.
“A expectativa para 2021 é muito boa! Será um ano de inovação, lançamento de novos produtos, plano de abertura para novos mercados, treinamento e capacitação de toda equipe interna e externa”, salienta Alex Mineto, gestor e químico responsável da Grafftex.
“A Universo Tintas acredita em crescimento do setor, uma vez que as pessoas redescobriram suas casas por conta do home office e muitas reformas ainda estão por acontecer. A mudança de conceito de moradia para “lar” está levando as pessoas a terem um comportamento mais sentimental com o local onde vivem com suas famílias”, diz Ary Machado, diretor comercial da Universo Tintas.
Para Guilherme Mendes, diretor-geral para a América do Sul da Tintas Renner by PPG, “entender o que o cliente precisa e oferecer a melhor solução, e saber explicar os diferenciais é uma etapa fundamental para agregar valor, fidelizar os clientes e proporcionar uma experiência de compra diferenciada. Além disso, o grande desafio dos negócios para 2021 e para os próximos anos é equilibrar os planos estratégicos de curto prazo e médio/longo prazo”.
“Vamos nos manter focados em continuar operando com segurança, atendendo nossos clientes e criando conteúdos inspiradores para estimular a transformação de ambiente, assim como ajudar os pintores em diversas frentes. Seguimos motivados para 2021 e destacamos alguns pontos que continuaremos trabalhando forte no próximo ano, como Academia Coral, Páginas Coloridas, Loja On-line da Coral e em lançamentos. O próximo ano vai continuar sendo desafiador. Vamos levar todo o aprendizado deste que foi um ano ímpar para os desafios que estão pela frente. Seguiremos investindo em inovação sustentável e soluções em digital, estreitando ainda mais o relacionamento com nossos públicos”, contextualiza Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul.
Já para Kelly Marques, supervisora de Marketing da Solventex, “o ano de 2020 foi atípico, muito desafiador, mas também nos trouxe oportunidades. Para 2021, vamos buscar atender novos mercados, estreitando ainda mais o relacionamento com nossos parceiros, com muito diálogo para identificar as dores e necessidades de cada cliente. Nosso objetivo é ir além desse laço comercial e entender como podemos contribuir, a partir do desenvolvimento de soluções de alta performance, que ofereçam grande proteção, durabilidade e a melhor relação custo x benefício, reduzindo, assim, os custos de mão de obra para os nossos clientes finais”.
“Depois de um ano muito atípico, com um excelente crescimento em vendas e aumento do número de clientes, planejar o ano de 2021 se torna uma tarefa ainda mais desafiadora, pois existe a incerteza se o consumo irá continuar elevado ou se teremos uma redução. Apesar disso, a Tintas Ciacollor tem bem claro os caminhos para 2021 e uma visão otimista em relação ao mercado de tintas, por conta disso, nosso foco será o aumento da capacidade de estrutura física, produtiva e logística, com base em novos investimentos em maquinários, frota própria e ampliação da estrutura fabril, melhoria dos processos internos de gestão e qualidade, além da intensificação do treinamento das equipes internas e externas. Com relação ao marketing da empresa, a intenção é ampliar cada vez mais os projetos envolvendo os profissionais de pintura e criar uma aproximação ainda maior com lojistas parceiros nas regiões de atendimento”, comentam Igor Vinícius da Silva Vieira, gestor operacional; e Cleverson José Salasar, gestor industrial e P&D, ambos da Ciacollor.
“O ano de 2020 foi totalmente atípico para todo o mundo. Enfrentamos e ainda estamos enfrentando uma pandemia que está impactando diversos setores na economia. A expectativa para o ano de 2021 é de um crescimento nos mesmos patamares do ano de 2019. A Sherwin-Williams Divisão Automotiva tem focado seus esforços no sentido de incentivar o uso dos produtos de alta produtividade e acreditamos que, com a disseminação do conhecimento sobre estas novas tecnologias, as oficinas passarão a utilizar uma gestão mais profissional do negócio”, salienta Vania Martins Beccaria, gerente de marketing da Sherwin-Williams Divisão Automotiva.
“A Sinteplast tem a particularidade de medir exercícios comerciais desconectado do ano civil. O exercício fiscal que terminou em 31 de julho 2020, embora tenha sido afetado nos últimos meses pela pandemia, acabou sendo muito bom para Sinteplast em todos os países onde atuamos, principalmente no Brasil, onde tivemos um crescimento de mais de 40%! Nossos produtos possuem excelente aceitação e vamos continuar investindo forte no mercado brasileiro, estamos ampliando a estrutura comercial para expandir a marca em outras regiões, além disso, começamos a desenvolver nossa franquia de lojas Colorshop. Esta é nossa base para o período que sustenta um crescimento projetado de 50%!, expõe Gabriel Rodriguez, diretor Grupo Sinteplast.
“2020 foi um ano diferente, com grandes desafios que mudaram o nosso planejamento tático, mas, mesmo assim, não nos desviamos de nossa estratégia de inovação, aproximação dos usuários e clientes. Mantivemos nossos investimentos como previstos e cuidamos das nossas pessoas. Também repensamos o sistema de atendimento aos clientes e consumidores; e o digital também evoluiu. Todos estes aprendizados serão mantidos e potencializados para 2021, um ano em que estamos otimistas e seguros de que o mercado vai voltar a crescer. Nossa empresa seguirá no caminho de facilitar o processo de pintura para consumidores, no apoio aos pintores que utilizam nossos produtos e no planejamento para desenvolvimento dos nossos clientes”, diz Luiz Piva, diretor de marketing Sherwin-Williams Brasil.
“A Sayerlack tem sempre boas expectativas e, através delas, buscamos melhorar nossa performance atendendo o mercado com as melhores soluções, além de estarmos atentos às oportunidades que nos permitam ampliar e consolidar nossa atuação. A Sayerlack manterá, como sempre faz, os investimentos em novas tecnologias e com isso, soluções para nossos clientes, além de aprimorar nossa eficiência, incrementar a produtividade e superar as expectativas dos mercados que atendemos”, salienta Marcelo Cenacchi, diretor geral da Renner Sayerlack.
“As expectativas para 2021 são bastante otimistas, confiando na retomada do crescimento dos diversos segmentos (principalmente construção e infraestrutura), que por consequência aumentam o consumo de tintas. Para o próximo ano, novas tecnologias estão em desenvolvimento para a linha industrial, bem como o lançamento da linha tintométrica base água na repintura automotiva. Além disso, fortaleceremos a presença da WEG Tintas através das redes sociais para estar mais próximo do público”, contextualiza Reinaldo Richter, diretor superintendente WEG Tintas.
“Minhas expectativas para o mercado de pintura sãos as melhores possíveis. Já em 2020, mesmo em plena pandemia, começamos a vivenciar o sucesso da mão de obra de pintura. No “novo normal”, nós pintores tivemos uma demanda muito boa de trabalho. A tendência agora é sempre estar mudando o ambiente interno de nossas casas”, comenta Ana Machado, pintora profissional.
“Acredito que teremos uma demanda crescente de mão de obra no setor. Tenho ainda uma boa expectativa no lojista, creio que será um ano de investimento na área de ferramentas premium, pois é um segmento que deve ser muito explorado devido à grande demanda. Espero que possamos crescer juntos seja em vendas quanto em mão de obra qualificada”, diz Ivan Burigo, do Papo de Pintor.
“2020 não foi fácil! Fiquei 4 meses sem pintar sequer uma parede de cliente. Mas não desisti, busquei informações e procurei ajudar os pintores profissionais de todo o Brasil. Em fevereiro foi lançado o Pintor Empreendedor e depois o Instagram, enxergando a aproximação dos fabricantes junto aos pintores para unir forças. As construções cresceram muito e todas necessitam de pintura e efeitos decorativos. Mas será bem-sucedido no mercado de trabalho aquele pintor que também estiver atualizado”, expõe Milton Toschi, do Pintor Empreendedor.
Para Vladmir Brum, pintor e coordenador do MBPM e ABRAPP, “as expectativas são as melhores possíveis. Temos um cenário bastante positivo para o setor da construção civil para o ano de 2021, segundo especialistas do setor, será um dos melhores anos nos últimos 10 anos. Vejo também o pintor mais preparado e capacitado para a execução dos serviços, o que gera mais confiança para o cliente em investir na pintura do seu imóvel”.