Fuselagem do avião terá 58 cores diferentes e retratará ararinhas azuis e símbolos da natureza brasileira; aeronave poderá entrar em operação neste mês de março para colorir os céus do Brasil
Acostumada a revolucionar o mercado com suas inovações, a Azul escreverá um novo capítulo marcante na história da indústria brasileira. Em parceria com a Embraer e a AkzoNobel, a empresa está utilizando 58 diferentes cores para homenagear a flora e a fauna brasileiras em um de seus Embraer 195 E2. Será o maior avião já produzido no Brasil a voar com a pintura mais complexa e colorida do país.
O avião, em finalização na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), terá uma harmonia de cores que irá mostrar seis ararinhas azuis e alguns ícones simbólicos da flora brasileira. Por conta da complexidade de formas e cores, a pintura consumiu três vezes mais tempo se comparado ao processo de uma aeronave com as cores tradicionais da companhia. A expectativa é de que a aeronave seja entregue agora em março e já comece a colorir os céus do país no mesmo mês.
“Inovar em pintura é nossa paixão na AkzoNobel, pois acreditamos que ela tem o poder de transformar positivamente a vida das pessoas. Quando nos juntamos a parceiros como Azul e Embraer, o resultado não poderia ser mais espetacular: o avião mais colorido do Brasil. Hoje, no país, protegemos e colorimos casas com nossas tintas Coral, cidades com nosso projeto Tudo de Cor, além de embalagens, carros, navios e indústrias. O novo E2 da Azul agora leva o melhor da nossa tecnologia em proteção e expertise em cores para os céus do Brasil, e isso para nós é motivo de muito orgulho”, celebra Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para América do Sul.
“Nós somos conhecidos por sempre personalizar algumas de nossas aeronaves com os mais diferentes propósitos. Esse novo avião homenageia nossa fauna e nossa flora e é ainda mais especial pela complexidade de cores, fazendo desse E2 o mais colorido do país. É um orgulho para nós poder voar a maior aeronave comercial já fabricada no Brasil em rotas domésticas, que ajudam a desenvolver o país e atendem a necessidade de nossos clientes que precisam se deslocar entre as cidades. Espero ver muita gente registrando a chegada desse avião nos diversos aeroportos e, claro, desfrutando do conforto dessa belíssima aeronave”, destaca John Rodgerson, presidente da Azul.
Como iniciativa da Azul e da AkzoNobel, a escolha do artista que desenvolveu o conceito criativo do novo avião se deu por uma análise dos portfólios de artistas brasileiros renomados, com curadoria da Dionísio, agência especializada em arte que conecta empresas e artistas. O famoso grafiteiro paulista Pardal foi o convidado para retratar a importância da natureza e dos animais brasileiros. Das 58 diferentes cores utilizadas no E2 da Azul, 28 foram desenvolvidas exclusivamente pela AkzoNobel para esse projeto. O avião também vai estampar um pardal, a ave que dá nome ao artista.