A empresa, 100% nacional, é uma marca empregadora importante na região do Paraná e destaca-se por importantes legados ao setor de tintas, como a criação da categoria de resinas acrílicas
Há 39 anos, o empresário Amado Gois, fundador da Hydronorth, começou a fabricar sozinho alguns produtos de limpeza e manutenção industrial na garagem de uma casa em Londrina (PR). Com forte espírito empreendedor, ele mesmo saia para vender os produtos. Naquela época, a empresa se chamava Northington. Com o passar do tempo, percebeu que era necessário desenvolver uma solução para as telhas das casas, e conseguiu desenvolver uma solução impermeabilizante totalmente inovadora no mercado: o Hydronorth Incolor base solvente, que foi um sucesso e precursor da criação de uma categoria até então inexistente na época, a de resinas acrílicas. Com isso, nascia a empresa Hydronorth e sua divisão industrial de impermeabilizantes. Em 1997, foi inaugurada a unidade industrial em Cambé (PR), onde permanece até o momento; porém, em janeiro de 2018, foi feita uma reforma robusta na fachada e áreas internas.
O portfólio se expandiu em 1998, quando a empresa investiu no mix de tintas imobiliárias e, dentre os produtos, lançou a Tinta Acrílica Novopiso, que se tornou uma das mais vendidas e premiadas do mercado brasileiro. A companhia também admite que foi e continua sendo a líder no segmento nacional das resinas acrílicas, além de ser detentora da marca Graffiato, consolidada no segmento de texturas.
Em 2007, Matheus Stadler Gois, filho de Amado, assume a gestão dos negócios e a empresa entende que o melhor caminho é se profissionalizar, e a Hydronorth passa por importantes reestruturações internas e foca mais na cultura da inovação. Em entrevista exclusiva à Rodada de Entrevistas do Jornal do Pintor, no canal do YouTube, Matheus revela que a empresa tem investido continuamente na integração de soluções de tecnologias e, nos últimos anos, em operações que criam mais eficiência e velocidade aos sistemas de produção. “Queremos ser reconhecidos como uma empresa cidadã que faz a diferença com a sociedade, colaboradores, fornecedores, pintores; e uma empresa dinâmica, que se adapta às mudanças. Hoje as empresas precisam ser flexíveis e ter velocidade nas suas decisões. Buscamos isso em nossas decisões estratégicas para entregar os melhores serviços aos clientes”, pontua o CEO.
Em relação as contribuições da empresa em prol do setor de tintas, Matheus reforça que o principal legado que a Hydronorth deixa é a criação da categoria de produtos Resinas Acrílicas. O executivo também recorda que a Hydronorth foi uma das primeiras empresas que fomentou o Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ) da Abrafati. E como terceira contribuição, desta vez para a comunidade, lembra do Centro de Educação Infantil Hydronorth que ficou em atividade por 15 anos e deu apoio a mais de 800 crianças.
Hoje, a empresa conta com 200 colaboradores, 100 representantes comerciais e mais de 5 mil clientes no Brasil, atuando em quase todos os estados brasileiros e com ampla cadeia de distribuição.
“É um grande privilégio estar à frente de uma empresa criada pelo meu pai, e dar sequência a este legado e fazer os negócios crescerem. Em segundo é o sentimento de “mordomo”, pois tenho comigo que tudo o que nós temos não é nosso, não pertence a nós, então, vejo como uma dádiva poder administrar uma empresa e impactar tantas pessoas, famílias e clientes”, comenta o executivo ao acrescentar a triologia que lhe permeia: “é o sentimento de fazer bem o que está em nossas mãos, fazer o negócio bem feito e fazer do negócio um bem”.
Matheus também reforça que a Hydronorth é uma marca empregadora importante na região e que deixa um legado na vida das pessoas. “Temos o sonho e buscamos construir algo relevante para a empresa e para toda a cadeia de tintas. Então, tenho o sentimento de gratidão e alegria, apesar dos grandes desafios”, conclui.
Se deseja assistir essa entrevista na íntegra, acesse o canal TV Revista Tintas & Vernizes, na plataforma do YouTube.