Uma empresa nacional e centenária que segue seu caminho com sucesso e constantes investimentos feitos com visão de futuro, responsabilidade ambiental e desenvolvimentos inovadores em prol do mercado de abrasivos flexíveis
A Lixas Tatu, uma companhia 100% nacional nascida em Joinville/SC, comemora 118 anos e admite continuar inovando com lançamento de produtos que atendam aos mercados automotivo, moveleiro, industrial, de segurança e da construção e pintura. A história da empresa começa em 1903 com a produção de colas, para depois diversificar e fabricar lixas, tornando-se referência nesse segmento. Apesar das várias crises enfrentadas no mercado nacional, a Gotthard Kaesemodel (detentora da marca Lixas Tatu) sempre esteve à frente na inovação, produzindo com máquinas importadas da Itália de última geração e atendendo a padrões internacionais. Por questões de logística, em 1935, a empresa fez sua subsidiária em Ferraz de Vasconcelos/SP, e até hoje os investimentos nessa unidade fabril são constantes. A partir de 2013, a empresa registrou o seu maior crescimento, batendo recordes de produção por meses consecutivos e atraindo novos clientes.
Investimentos – Pensando em um mundo mais limpo e sustentável, a Lixas Tatu implantou em seu parque fabril a energia solar fotovoltaica, tecnologia que corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol, e é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética limpa e renovável. O ganho ambiental anual é equivalente a 19.380 árvores não cortadas, 144 toneladas em economia de carvão e 360 mil quilos de CO2 deixados de emitir na natureza. Um projeto de sucesso realizado com 685 módulos instalados e uma geração média de 29.878 Kwh/mês.
Pesquisa e Desenvolvimento – A constante troca de informações com os clientes é um caminho para a empresa desenvolver novos produtos, conforme explica Elton Noel, coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Lixas Tatu. “Temos um fluxo de processos para projeto e desenvolvimento de produto. As informações podem vir do cliente ou de uma necessidade interna”, informa.
O mais recente lançamento da empresa é a Lixa W291 Black Infinity, desenvolvida para múltiplas aplicações, e Ingo Wuthstrack, gerente nacional de vendas, e Giovana Tavares, gerente comercial regional e de exportação, ressaltam que este produto tem tudo para ser um sucesso no mercado de abrasivos flexíveis revestidos. Eles explicam que essa nova lixa é produzida com tecnologia Spunbonded, é flexível, com boa resistência ao rasgamento e à prova d’água, sendo indicada para uso em superfícies metálicas em geral, na remoção de ferrugens, desbaste e acabamento de massas plásticas, massas acrílicas, madeiras, preparação e nivelamento de superfícies.
“Somos líderes de mercado no segmento de cutelaria e, no geral, estamos entre as três principais marcas de abrasivos revestidos flexíveis. Contamos com um parque fabril atualizado e sempre buscando aprimoramento tecnológico”, afirmam Ingo e Giovana.
Para Luiz Fernando, diretor da empresa, a lixa é um produto que daqui mil anos irá existir, no entanto, lembra que todo dia é um desafio. “Tocar uma empresa centenária é necessário acompanhar o mercado e fazer bastante pesquisa de novas tecnologias e maquinários. Tem maquinários que fazemos internamente e demanda tempo, mas com isso sempre estamos alinhados com o mercado”, finaliza.