Produto foi formulado com princípio ativo de inseticida que se concentra na película de tinta sob a forma de cristais microscópicos inertes e estáveis. Assim, elimina mosquitos, moscas, baratas e ácaros por contato com a superfície
Uma nova tinta capaz de eliminar mosquitos desde o Aedes Aegypti até o Anopheles Gambiae, que é o mosquito da malária; além de eliminar baratas, moscas, aranhas, percevejos e moscas do estábulo, já é realidade no mercado brasileiro de tintas.
Com o nome de Artilin 3A Mate, a tinta destrói insetos, ácaros e fungos através do contato com a superfície pintada. Roberto Lucena, sócio-diretor da Maferr Comércio e Distribuição de Tintas, distribuidora do produto no Brasil, explica que a Artilin 3A Mate foi formulada com um princípio ativo de inseticida, que se concentra na película em forma de cristais microscópicos inertes e estáveis. “De forma simples, o modo de ação é assim: o inseto pousa sobre a superfície pintada, as moléculas do ativo penetram pelas patas e provoca degeneração do sistema nervoso provocando a morte”, diz.
O produto, que é fabricado na França e muito bem aceito em vários países europeus. A comercialização foi autorizada pela Anvisa e vem sendo realizada em campanhas governamentais de saúde pública. “A estratégia da Maferr é disseminar o produto nessas campanhas para posteriormente lançar no mercado privado. A tinta é reputada como de alta qualidade na Europa. Entretanto, alguns países não têm a incidência de insetos, como no clima tropical do Brasil. Fator que deve impulsionar a comercialização”, afirma o sócio-diretor.
Roberto afirma ainda que o inseticida da tinta é microencapsulado de longo efeito residual, sem nenhum tipo de percepção no ambiente, não é nocivo a saúde, nem mesmo para bebes, crianças ou pets. “A eficácia do produto é comprovada por testes laboratoriais com 100% de mortalidade dos insetos testados por pelo menos 3 anos. Entre as características, ele cita que possui a versão branco fosco, que é indicada para ambientes internos e aplicada com no mínimo uma demão em paredes ou tetos e é comercializada em latas de 10 litros, sendo pronto uso.
“A Artilin 3A Mate reduz ainda significativamente o número de ácaros para níveis abaixo daqueles que são clinicamente considerados como sendo o limite da irritabilidade e evita a sua proliferação. Desta forma, contribui para a diminuição da intensidade e frequência de crises de asma e de sintomas alérgicos, sem causar danos aos seres humanos”, pontua o sócio-diretor.
A distribuidora acredita que a região Sudeste tenha maior potencial de consumo do produto em função da sua densidade populacional, poder aquisitivo e maior incidência de arboviroses. “O Estado de São Paulo, por exemplo, liderou o número de óbitos por dengue no país, segundo o relatório emitido pelo Ministério da Saúde LIRAa. Entretanto, todas as regiões do país têm demanda crescente para combater o Aedes Aegypti”, conclui Roberto.