Os pintores conscientes da importância da profissionalização e da necessidade de maior valor da classe, abraçaram a causa que segue com sucesso promovendo a união dos profissionais e proximidade com o setor de tintas como um todo
Outubro é mês dos pintores, uma classe que evoluiu muitos nos últimos anos e contou com o apoio do Movimento Brasil por um Pintor Melhor – MBPM/Associação Brasileira dos Pintores Profissionais – ABRAPP, iniciativa inédita no Brasil que já celebra 4 anos de existência em 2020. O MBPM nasceu em março de 2016 com o propósito de unir e conscientizar a classe de pintores na busca por maior valorização, mudança de comportamento e profissionalização da categoria no país. A ideia foi um sucesso. A primeira divulgação do MBPM/ABRAPP nas redes sociais teve uma grande repercussão e engajamento por parte dos pintores e, ao longo do tempo, o Movimento ganhou mais força e é respeitado pela cadeia de tintas, desde os lojistas e fabricantes de tintas até os órgãos setoriais.
“De forma mais ampla, trouxemos ao pintor a consciência de que ele precisa fazer alguma coisa, e de que parte de dentro para fora. Entendemos que o crescimento depende de cada um, então despertamos esse pensamento do que você pode fazer por você e ao colega do seu lado, além do que pode fazer para ajudar a indústria e o lojista. De forma mais específica, considerando o mercado, criamos o que nunca existiu: uma Associação dedicada ao pintor. E, especificamente ao pintor, criamos grupos e campanhas para unir a classe, ter participação em eventos e feiras segmentadas, além de ferramentas como tabelas de preço e biblioteca virtual”, enfatiza Douglas de Assis, líder do MBPM e fundador da ABRAPP. Ele revela que, no primeiro ano de existência, o MBPM/ABRAPP contava com uma média de 500 pintores engajados nas campanhas e, atualmente, neste 4º ano, possui 10 mil pintores e, em torno de 80 grupos e 100 voluntários, que são os pintores que trabalham promovendo união e conscientização aos outros pintores em sua região, além de ter os moderadores e coordenadores dos grupos nas redes sociais. Uma das ações feitas pela comissão do Movimento é a votação do Pintor Profissional do Mês – PPM que ocorre mensalmente e, com apoio de patrocinadores, reconhece o pintor que mais ajuda nos grupos, que é bom profissional e exemplo para os demais pintores. O Jornal do Pintor sempre divulga o premiado do mês.
Além do Douglas de Assis, na liderança do projeto estão os pintores profissionais: Carlos Alberto (de São Bernardo do Campo/SP), Vladmir Brum (São Vicente do Sul/RS), Robson Ferreira (Sorocaba/SP), William Mendonça (Manaus/AM) e Tauane Fraga (Porto Alegre/RS).
“É muito gratificante e, ao mesmo tempo, desafiador estar à frente deste projeto onde não tem nada parecido, algo que nunca foi feito. E trabalhamos para fazer o melhor. Mesmo nas dificuldades, o amor pelo projeto faz a gente conseguir ter sucesso e chegar cada vez mais longe no nosso sonho de ser um ‘braço’ da indústria e do mercado como um todo”, declara Assis ao prestar agradecimentos ao Jornal do Pintor pelo espaço dedicado às informações, às empresas patrocinadoras que acreditam no Movimento, aos apoiadores e, claro, aos pintores que acreditam e ajudam com o crescimento do projeto.