Reconhecimento a Douver Martinho, presidente do Sitivesp e decano do Conselho Diretivo da Abrafati, confirma importância da indústria de tintas no cenário nacional
Ao longo de quase 50 anos de atuação na indústria de tintas, Douver Gomes Martinho, presidente da Universo Tintas, sempre se preocupou em contribuir para a sua evolução e o seu crescimento. Isso se refletiu na sua intensa e efetiva participação nas associações representativas do setor, o Sitivesp e a Abrafati, nas quais integrou a Diretoria e o Conselho em sucessivas gestões.
Na condição de presidente do Sitivesp desde maio de 2019, Douver passou a ter uma presença maior na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e nas suas diversas instâncias, onde foram se tornando conhecidas características suas – como a de construir em cima do que fizeram os seus antecessores e de buscar unir esforços em torno de interesses comuns. Em consequência, o setor de tintas ganhou mais visibilidade na federação, abrindo-se oportunidades para interação com os mais diversos interlocutores, incluindo o governo e a sociedade civil.
Esse fortalecimento institucional se refletiu, neste ano, na inédita concessão da Ordem do Mérito Industrial São Paulo a um líder da indústria de tintas. Douver recebeu essa homenagem – que inclui medalha e diploma – das mãos do presidente da Fiesp, Paulo Skaf. A condecoração, criada em 2007, destina-se a personalidades e instituições que tenham se tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria. É uma comenda de alta distinção, concedida a um número muito pequeno de pessoas, entre as quais reis, príncipes, presidentes e primeiros-ministros.
Muito sensibilizado com o reconhecimento, Douver o estendeu a toda indústria de tintas, que ganha com isso projeção ainda maior no cenário nacional e, em declaração ao Jornal do Pintor, mencionou: “foi uma grande honra para mim receber esse reconhecimento. É uma comenda de notável significado, pelo que representa em termos de valorização da nossa indústria. Vejo-a como uma homenagem a tudo aquilo que foi construído pelo setor de tintas – e pelo Sitivesp, em especial, ao longo de seus 80 anos de história e de contribuição efetiva ao país”, disse o presidente ao completar: “o fato de ser concedida a poucas pessoas nos deixa muito orgulhosos, mas reitero que essa é uma conquista de toda a cadeia produtiva de tintas, cujo importante papel sempre defendi e busquei enaltecer. Ao longo de quase cinco décadas de dedicação às tintas, trabalhei incansavelmente pelo desenvolvimento setorial, juntando-me aos esforços de inúmeros profissionais de alta qualidade, com quem quero dividir essa homenagem. Fui o destinatário da comenda, mas ela pertence a todos aqueles que trabalham, a cada dia, para fazer a indústria de tintas avançar”.