Prêmio prestigia o pintor que mais cooperou para o crescimento e desenvolvimento da profissão. O Jornal do Pintor foi escolhido para exaltar com exclusividade a trajetória do ganhador. Neste mês, com mais de 20 anos de atuação na área de pintura, Damião José da Silva se destacou pelo seu empenho e dedicação nos grupos de WhatsApp
O Movimento Brasil por um Pintor Melhor – MBPM e a Associação Brasileira dos Pintores Profissionais – ABRAPP encontraram mais uma forma de prestigiar o pintor profissional com o prêmio Pintor Destaque. E o Jornal do Pintor, que há 56 anos é a mídia oficial desses profissionais, sempre exaltando seus trabalhos e acompanhando de perto toda a evolução do mercado, foi escolhido para participar desta premiação e contar mensalmente a trajetória do profissional vencedor.
O Pintor Destaque foi criado pelo MBPM e pela ABRAPP com o objetivo de premiar o pintor que mais coopera para o crescimento de toda a classe nos grupos oficiais de Whatsapp. Com uma dinâmica bem simples, no início de cada mês, é realizada uma votação para escolher profissionais que mais ajudaram seus colegas. No total, são cerca de 40 ganhadores e todos recebem uma arte de reconhecimento com divulgação nas redes sociais oficiais do Movimento Brasil por um Pintor Melhor. Além disso, esses pintores destaques participam de um sorteio com prêmios que variam entre kits de ferramenta, acessórios de pintura, vales compras ou camisetas; e como prêmio máster concorrem a uma reportagem no Jornal do Pintor para contar toda sua história com a pintura.
Neste mês, o vencedor foi Damião José da Silva, pintor profissional há mais de 20 anos no Recife (PE). Com uma caminhada longa, Damião ingressou no mercado como pintor letrista em pontos comerciais, painéis infantis em creches ou escolas e também como cartazista de supermercados. Dali para a pintura residencial foi meio que um pulo e uma consequência para quem sempre gostou dos pinceis e das tintas. “Posso dar um título para minha vida na pintura como a saga de um pintor nordestino!”, afirma Damião ao contextualizar que para executar seus painéis começou a preparar as paredes, buscando materiais adequados. “Isso foi me levando para a pintura residencial”, diz.
Antes de entrar para a pintura, Damião serviu o Exército Brasileiro e até cogitou em seguir a carreira militar. Depois, trabalhou no comércio e assumiu cargos de gerência em lojas. “Sempre tive muita fascinação pelas cores. Os outros trabalhos não me davam prazer como profissional, era algo como cumprir uma obrigação. Foi na pintura que me encontrei definitivamente como um profissional”.
Nesta trajetória, ele pontua que não encontrava opções de aprendizado e até a dificuldade de valorização como um pintor profissional. “Qualquer desempregado era um pintor”, diz ele ao avaliar que o MBPM foi um divisor de águas em sua carreira e a ABRAPP tem sido muito importante como um ponto de apoio aos pintores no Brasil. “Já estava desmotivado com a profissão. O Movimento me mostrou um novo horizonte e me deu uma nova expectativa em relação a pintura. Já a ABRAPP tem aproximado as empresas de tintas e ferramentas, trazendo aperfeiçoamento com cursos e exposições do que há de mais moderno para exercitarmos melhor nossas pinturas”, pontua ele comentando que a premiação como Pintor Destaque o valorizou como profissional e criou uma relação ainda mais respeitosa com os clientes.
Hoje ele tem uma empresa de pinturas e pequenas reformas a A D Silva Pintura e Propaganda, que atua na área predial, comercial, residencial e também com pintura de logos de grandes marcas em pontos comerciais. “Este é um resumo da saga de um pintor nordestino! História de muita luta, grandes dificuldades, mas também de muita alegria, satisfação e realizações que a tinta e o rolo me proporcionaram. A ABRAPP e o MBPM caíram como uma luva na minha vida”, finaliza.