Prêmio prestigia o profissional de pintura que mais cooperou para o crescimento e desenvolvimento da carreira. André Luiz Rapouso do Couto, de Ribeirão Preto (SP) é o Pintor Destaque deste mês
O empenho e a dedicação de André Luiz Rapouso do Couto, de Ribeirão Preto (SP), em auxiliar seus colegas de profissão com conteúdo e informações nos grupos de WhatsApp o tornaram o Pintor Destaque do mês.
As tintas começaram a fazer parte da vida de André ainda muito cedo. Filho de pintor, ele passou a infância entre cores, baldes e latas. Já adulto, atuou em outras áreas de trabalho e foi na construção de sua casa que voltou a ter contato com a pintura. “Neste momento, tomei a decisão de me profissionalizar. Fiz, então, um curso técnico de edificações e uma especialização em pinturas no SENAI para me tornar um pintor profissional”, explica André ao complementar que começou a trabalhar entre os anos 2010 e 2011, em um mercado aquecido e com muitas obras.
Na construção de sua casa, André e sua esposa trouxeram para obra o hábito de registrar momentos e o passo a passo em vídeos. E assim, o que inicialmente era para arquivo pessoal, apenas uma lembrança, se tornou conteúdo para um canal no Youtube e o começo de uma empresa. “A Texpinte começou com as obras da casa de fato e também na internet. Postei todos os vídeos que tinha gravado, sem edição, sem roteiro e de uma forma ainda bastante amadora, apenas com o intuito de ajudar quem precisasse”, lembra.
Com o passar do tempo os vídeos começaram a receber muitos views e a ‘brincadeira’ começou a dar lugar ao profissionalismo. “Comecei a dar uma maior atenção aos vídeos que produzia, sempre com a preocupação de melhorar, utilizando os trabalhos nas obras como material para gravação”, diz André ao pontuar que assim a Texpinte foi criando corpo, tanto no mundo real quanto no virtual, como uma empresa de pintura imobiliária com forte reconhecimento nas mídias sociais como YouTube, Facebook e Instagram.
Hoje com quase 60 mil inscritos no YouTube, com mais de 15 milhões de acessos nos vídeos, o canal é voltado para apresentação de produtos, ferramentas, métodos de pintura e outras informações sobre a área, com linguagem para ajudar profissionais, clientes finais, hobbystas ou pessoas curiosas com dicas.
“Se juntarmos todas as redes, já estamos próximos dos 20 milhões de acessos, uma grande rede de seguidores e pessoas que contribuem para o desenvolvimento de vídeos”, afirma ao enfatizar com orgulho que primeiramente é um pintor, um pintor profissional. “A ideia não é ser um influenciador, mas sim ajudar as pessoas a encontrarem uma solução para os problemas ou o produto ou ferramenta certa para cada trabalho. Tanto o Movimento (MPBM) quanto a Associação Brasileira dos Pintores Profissionais (ABRAPP), que não podem ser vistos separadamente, vêm para somar, para fazer com que o pintor se torne cada vez mais profissional, que a classe se torne mais unida e mais valorizada”, finaliza.
Sobre Premiação
O Movimento Brasil por um Pintor Melhor – MBPM e a Associação Brasileira dos Pintores Profissionais – ABRAPP encontraram mais uma forma de prestigiar o pintor profissional com o prêmio Pintor Destaque. E o Jornal do Pintor, que há 56 anos é a mídia oficial desses profissionais, sempre exaltando os seus trabalhos e acompanhando de perto toda a evolução do mercado, foi escolhido para participar desta premiação e contar mensalmente a trajetória do profissional do vencedor.
O Pintor Destaque foi criado pelo MBPM e pela ABRAPP com o objetivo de premiar o pintor que mais coopera para o crescimento de toda a classe nos grupos oficiais de WhatsApp. Com uma dinâmica bem simples, no início de cada mês, é realizada uma votação para escolher profissionais que mais ajudaram seus colegas. No total, são cerca de 40 ganhadores e todos recebem uma arte de reconhecimento com divulgação nas redes sociais oficiais do Movimento Brasil por um Pintor Melhor. Além disso, esses pintores destaques participam de um sorteio com prêmios que variam entre kits de ferramenta, acessórios de pintura, vales compras ou camisetas; e como prêmio máster concorrem a uma reportagem no Jornal do Pintor para contar toda a sua história com a pintura.