Doutores da Reforma em Ação atende famílias carentes e oferece bem-estar e qualidade de moradia. Todo o trabalho é realizado por profissionais voluntários e necessita de doação de recursos e patrocínio de empresas
A revitalização de prédios, trabalhos voluntários e apoio a profissionais da pintura, muitas vezes apadrinhados por uma marca de tinta ou uma revenda, se tornaram ações necessárias no setor.
Mas um projeto em especial chamou atenção da equipe do Jornal do Pintor. E, muito foram os motivos! A ação social é independente de marca, ainda não conta com patrocínio e é fruto exclusivamente do empenho pessoal em ajudar ao próximo.
O Doutores da Reforma em Ação foi criado em abril deste ano, em meio a pandemia do Covid-19, pela pintora Cris Neves e logo na primeira reforma recebeu apoio de pintores, pedreiro, eletricista, marceneiros, gesseiro e decorador. “Já tinha o desejo de criar um projeto como este que, através da minha profissão, me possibilitasse ajudar famílias carentes. E, ao vivenciar a situação de minha tia, em um ambiente totalmente precário e impróprio, fez com que o desejo existente no meu coração aflorasse ainda mais e me levou a criar o Doutores da Reforma em Ação”, lembra a pintora.
Idealizado para atender famílias carentes de Salvador (BA), o projeto atua na reforma e estruturação das casas para oferecer moradia básica, com bem-estar e qualidade de vida. “Atendemos uma família muito carente, que não tinha nem mesmo saneamento básico. O teto da casa estava a ponto de desabar por causa das condições de desgaste. Não tenho palavras para descrever o que a nossa mão de obra foi capaz. Aqueles moradores podem dormir sem a preocupação de que o pior pode acontecer! ”, diz Cris ao contar também que em outra reforma foi preciso refazer todas as paredes e tratar as superfícies.
Atualmente o trabalho é realizado por 8 profissionais voluntários que recebem da comunidade ou pelas redes sociais indicações de casas que necessitam de reforma. Para viabilizar a obra, Cris explica que essa equipe procura por lojas e pessoas que possam doar valores financeiros ou de materiais de construção. Atuam hoje no Doutores da Reforma, além de Cris Neves, Victor Hugo Brito, como coordenador e os voluntários Edivan Assunção, Lucas Mota, Vitor Oliveira, Fábio Silva, Ednilson Santos e Cristiano Santos. “O nosso intuito é levar bem-estar, felicidade e a comunhão entre a família. É oferecer um ambiente digno de moradia. Temos o sonho de poder atender mais e mais pessoas, inclusive em outros estados”, finaliza Cris.