Empresa é reconhecida por ser pioneira na área de repintura automotiva e por desenvolver tecnologias em prol da qualidade de vida
A história da PPG no Brasil teve início em 1973, com um pequeno escritório na cidade de São Paulo (SP), onde importava e vendia produtos da matriz (localizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos) para os mercados de químicos e vidros nacionais. Com o passar dos anos, a empresa aumentou sua atuação local e passou a atender, a partir de 1994, o mercado de revestimentos de repintura automotiva e revestimentos industriais (tinta em pó). Inclusive, em sua atuação no mercado de repintura brasileiro, a PPG acompanhou toda a evolução do passo a passo da pintura de carros no país.
A década de 90 foi muito importante para a PPG, principalmente 1998, quando a empresa adquiriu sua unidade de Sumaré (SP), local onde está estabelecida até os dias de hoje. O ano seguinte entrou para a história da PPG como o período em que a empresa fabricou o seu primeiro produto em solo nacional, uma massa de polir n° 2, indicada para remover as marcas causadas pelas lixas de polimento e pequenos riscos, além de proporcionar o brilho no local aplicado. Um ano depois, em 2000, iniciou a produção do primeiro pigmento de repintura, um concentrado verde – CL-513, coincidentemente um tom de verde semelhante ao da bandeira do Brasil. Nesse mesmo ano, a empresa fez a implementação do sistema de pintura de alta tecnologia base água no mercado, trazendo alta produtividade e o conceito de sustentabilidade. Atualmente, a fabricante já está na quarta geração destes produtos base água. 2007 também foi um ano fundamental na trajetória da PPG, quando comprou a licença da marca gaúcha de revestimentos arquitetônicos e decorativos Tintas Renner, produzidos na unidade de Gravataí (RS).
De forma geral, muita coisa mudou durante os anos de atuação da PPG no Brasil. A empresa passou de fabricante de vidros e químicos a fabricante de tintas e revestimentos; verificou grandes transformações em seu portfólio ao longo dos anos; formou três joint ventures e realizou a aquisição de seis empresas. “Esse é apenas o início da grande história que estamos pintando. Para os próximos anos, nosso foco será desenvolver tintas e revestimentos que impactam o dia a dia das pessoas de forma positiva. Por exemplo, vamos fabricar tintas exclusivas que auxiliam na redução da poluição, na orientação de carros autônomos e até na redução do desconforto causado aos pets em uma tarde quente de verão, entre outras aplicações”, diz Marcio Grossmann, presidente da PPG para a América Latina.
Responsabilidade social – Durante sua atuação no Brasil, a PPG tem priorizado o comprometimento com a comunidade. Entre os destaques desse pilar, está a parceria com a ONG Junior Achievement; e o fornecimento de produtos para o projeto Cidade dos Meninos, que abriga, apoia e capacita jovens, além de oferecer treinamentos para os professores responsáveis pelo curso de Funilaria e Pintura proferido por intermédio da ONG. “Apoiar projetos de responsabilidade social é muito importante para a PPG, pois faz parte da nossa missão de colaborar para o desenvolvimento da comunidade da qual fazemos parte”, explica Fabricio Vieira, diretor de negócios LAS de Repintura Automotiva.
Esses valores são multiplicados pelos cerca de 900 funcionários brasileiros nas três plantas da PPG – Sumaré, Gravataí e Pinhais –, nos escritórios e nos Sites in Company, que são as montadoras de veículos clientes que mantêm colaboradores alocados em tempo integral.