Parceria viabilizada por arquitetos voluntários da região reuniu mais de 50 profissionais que contribuíram com intervenções e obras de melhorias em espaços de descompressão dedicados aos profissionais que atuam em combate ao Covid-19
Com o objetivo de contribuir com a sociedade neste momento de pandemia causada pelo Coronavírus, a Suvinil apoiou o coletivo Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19. O grupo, que é formado por mais de 50 profissionais, tem reformado e revitalizado ambientes para oferecer melhores condições de trabalho e segurança aos médicos e especialistas da saúde atuantes na linha de frente em combate ao Covid-19.
Para colaborar com a ação, a Suvinil fez a doação de 50 litros de tintas utilizadas na ação do Hospital Vila Nova, de Porto Alegre (RS). A seleção das cores foi conduzida pelos arquitetos do coletivo, que destinaram os materiais para duas áreas da unidade hospitalar: uma sala de descanso e o espaço de convívio externo.
De acordo com a empresa, as diferentes tonalidades eleitas trouxeram mais leveza e suavidade para os ambientes. “Nas paredes da sala de descanso usamos a tonalidade Mantra, que além de ser a cor do ano anunciada pela marca, enxergamos como um tom que oferece o equilíbrio necessário que todos buscam para esse momento. Já para os tetos preferimos o Cinza Urbano, e para um detalhe geométrico que trouxemos na parede da escada, complementamos com a cor Sorriso de criança. Ficou lindo!”, conta Monique Fontes, arquiteta e coordenadora do projeto implantado no Hospital Vila Nova.
A arquiteta explica que o coletivo Arquitetos Voluntários foi fundado com o intuito de articular uma força tarefa na construção de espaços temporários e definitivos de descompressão para profissionais da saúde e, assim, tem atuado desde março em hospitais de Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra Gaúcha, somando um total de 10 unidades beneficiadas com a inciativa.
Nesta ação, Monique reuniu diferentes marcas e apoiadores para viabilizar ambientes capazes de proporcionar renovação de energia, descanso e alimentação segura e com conforto aos profissionais da saúde. “Com o auxílio das cores, o hospital passou a contar com uma atmosfera mais agradável para que médicos, enfermeiros e técnicos consigam seguir na luta em contenção a pandemia”, diz ela.
A ação contou com a ajuda de pintores gaúchos do “Movimento Brasil por um Pintor Melhor”, que se dedicaram a pintura do hospital, incluindo todas as áreas revitalizadas. Os pintores envolvidos com a ação foram Diego Lima, Gustavo Souza, Roberto Bertyn, Leslye Bertyn e Paulo Crippa. O projeto ainda traz a intervenção artística de Renam Canzi, da Casulo Estratégico, e apresenta uma criação com o Deus da medicina e da cura.
“A contribuição com esse projeto coletivo pôde estreitar ainda mais nossa relação com a região e nos uniu a um movimento que busca uma sociedade mais solidária, principalmente em um momento como esse que enfrentamos”, finaliza Romeu Escolástico, gerente de comunicação e marca na Suvinil.