Com treinamentos e encontros presenciais, transmissões ao vivo e palestras, empresa preparou programação dedicada a empoderar, incentivar e valorizar a presença feminina na categoria
A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, preparou uma programação especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher, dedicada especialmente a pintoras. Durante o mês de março, o Pintou Mulher, frente do programa de relacionamento e capacitação Pintou Parceria Suvinil, que atua diretamente no empoderamento de pintoras, ofereceu treinamentos e conteúdos 100% gratuitos dedicados a profissionais que atuam na área.
Nas atividades, as pintoras tiveram acesso a conteúdos voltados à capacitação, atualização, empoderamento e desenvolvimento profissional. A Suvinil destaca que o Pintou Mulher foi criado para levar informação e capacitação de qualidade, para que as mulheres possam se desenvolver e crescer ainda mais na profissão.
“Sabemos que este mercado ainda é majoritariamente ocupado por homens, e queremos que, cada vez mais, mulheres enxerguem na pintura uma alternativa profissional viável, encontrando espaço e vocação dentro da profissão. O Pintou Mulher existe para apoiar e valorizar a atuação feminina no setor, e não se restringe somente ao mês de março. Durante todo o ano pintoras podem acessar os conteúdos do Pintou Parceria Suvinil gratuitamente, e acompanhar as agendas de palestras e conteúdos sobre empoderamento”, comenta Céldia Bittencourt, gerente sênior de Atendimento ao Cliente e Serviços ao Mercado da Suvinil.
Entre as ações, a pintora especialista da Suvinil, Taís Soares, comandou presencialmente treinamentos práticos sobre a aplicação da massa para efeito Suvinil Toque da Terra em quatro capitais brasileiras, em São Paulo (SP), Manaus (AM), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG). Nesses dias, além da aula técnica, as pintoras participaram de palestras sobre empreendedorismo, educação financeira, saúde da mulher, carreira e outros temas.
Depois, em São Paulo, um grupo de aproximadamente 40 mulheres receberam treinamentos em ação promovida pela parceria entre a Suvinil e o Instituto Despertar e puderam colocar em prática o conhecimento adquirido revitalizando a fachada do Instituto. Ainda no universo on-line, a marca planejou uma série de ações no aplicativo e nas redes sociais do Pintou Parceria Suvinil.
Presença Feminina
A Suvinil pontua que no aplicativo do programa Pintou Parceria Suvinil, mais de 20% dos profissionais de pintura cadastrados são mulheres, representando uma média 7% maior do que a presença de mulheres no mercado de pintura, segundo pesquisa realizada pela ABRAPP (Associação Brasileira de Pintores Profissionais) em 2023.
“O primeiro passo para avançarmos na equidade de gênero neste mercado é mostrar às mulheres que elas devem ocupar seus lugares na profissão. A melhor forma de fazer isso é prepará-las para as demandas do mercado. Temos como objetivo alcançar pintoras de todas as regiões do país e aumentar a presença feminina em nossos encontros e no programa de capacitação da Suvinil”, finaliza Céldia.