Marcas investem em melhorias contínuas para que o produto seja seguro e atrele qualidade, agilidade com durabilidade
Por Viviane Salles
Você já parou para pensar na importância de uma tinta de demarcação? A qualidade da tinta, seus intervalos de manutenção, sua resistência, retenção de cor, secagem e aplicação estão diretamente envolvidas no importante processo de sinalização viária, que oferece segurança a pedestres e motoristas em ruas, avenidas, rodovias, parques fabris, shoppings, comércios, estacionamentos, entre outros.
“O objetivo básico de uma sinalização viária é proporcionar ao motorista a informação visual necessária para que ele possa guiar um veículo em uma variedade de situações, mesmo em condições adversas de tempo”, afirma Marcos Pelegrini, químico da Brasilux Tintas. Ele pontua que as tintas passam por melhorias contínuas com novas tecnologias, já que o setor é rigoroso e exige cada vez mais qualidade. “Temos sempre um grande desafio de desenvolver produtos com secagem extrarrápida para oferecer liberação do tráfego e com resistência ao desgaste provocado pelo atrito, pelo tráfego de veículos ou pelo intemperismo”.
Para Hayla Flores, marketing da Indutil, o mercado de tintas para demarcação está em constante evolução e crescimento. “Este consumidor busca resistência e durabilidade, além de facilidade no manuseio do produto, já que ele se depara com diferentes situações no substrato”. Porém, ela também afirma que ainda existem produtos que não atendem os requisitos mínimos de uma boa tinta de demarcação. “Nos prejudica no momento de vender um produto de valor agregado”, comenta.
Neste ponto, Cleverson José Salasar, gerente industrial e P&D da Tintas Ciacollor, avalia que o mercado ainda possui muitos produtos de baixa qualidade. “No ponto de venda ocupam espaço nas prateleiras por conta de seu custo mais baixo”.
Milton Ferreira, gerente técnico, e Andrea Oneto, gerente de marketing, do Grupo Sinteplast, avaliam a busca por qualidade atrelada à durabilidade por parte do consumidor. “No médio e longo prazo, esses produtos trazem inúmeros outros benefícios, inclusive, um menor custo final pela menor necessidade de conservação e manutenção com o decorrer do tempo”, salientam.
Já Vicente Junior, criação e marketing da Luztol, conclui que apesar de ser específico, este é um nicho que apresenta um ritmo razoavelmente estável de crescimento. “O grau de exigência envolvido no consumo desse tipo de produto faz com que a concorrência seja equilibrada”, diz ele e aposta na tinta para demarcação viária base água como uma realidade diante da preocupação ambiental.
“Para os próximos anos, a conscientização das necessidades de usar produtos com menor impacto ambiental está em alta. Sendo assim, o mercado busca por novos produtos com tecnologias à base de água que não agridem o meio ambiente e garantem maior segurança aos profissionais que aplicam”, complementa Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG Tintas.
Gerard Felipe Heraud Szupszynski, gerente nacional de vendas da Liko, ressalta que mais de 90% desse mercado está na mão dos órgãos governamentais, municipais, estaduais e federal. Ele acredita que, com a promessa do novo governo em investir em infraestrutura no país, haverá um crescimento significativo.
Apesar de afirmar que o mercado brasileiro como um todo ainda não está aquecido, Dionei Marcel Figueira, químico responsável da Maza, diz que a empresa está esperançosa para os próximos meses deste ano.
Leia na edição impressa do Jornal do Pintor as principais empresas fabricantes de tintas de demarcação e veja a lista de produtos disponíveis no mercado brasileiro.