O revestimento é capaz de criar um filme resistente e durável, ideal para superfícies que sofram ação de produtos químicos, impactos elevados e constantes. A Solventex preparou algumas dicas de aplicação para os leitores do Jornal do Pintor
A tinta epóxi é uma das soluções mais utilizadas em ambientes industriais, principalmente por ser um revestimento de alto desempenho, aderência, flexibilidade e durabilidade, exigindo manutenções em menor frequência. Com fórmula bicomponente, à base de resina epóxi e um agente de cura, ou catalizador, a tinta epóxi se torna o revestimento ideal para superfícies que estão sujeitas a fortes impactos, grande circulação de pessoas e máquinas, além de apresentar alta resistência à ação de produtos, substâncias químicas e intempéries.
Diante de todas essas características, a Solventex apresenta para os leitores do Jornal do Pintor algumas dicas de aplicação das tintas epóxis.
De acordo com a empresa, para que a pintura seja efetiva, a primeira e mais importante das etapas é o preparo da superfície em que será aplicada, que deverá ser executada conforme a instrução do fabricante. Toda superfície para receber a pintura deve estar limpa, seca, sem irregularidades, ferrugem, resíduos de poeira, mofo ou gordura e, no caso de repintura, é preciso lixar totalmente a tinta envelhecida. Mas, se existirem fissuras ou trincas, é necessário usar uma massa epóxi para corrigi-las. Desta forma, a aderência será melhor, sem riscos de aparecer alguma imperfeição da superfície ou defeito de pintura. Após essa etapa, a utilização do primer é fundamental para conferir proteção anticorrosiva ao substrato metálico e superfícies em aço e, ainda, para promover a aderência à tinta de acabamento, independentemente do tipo de substrato. Dependendo da solução, a aplicação pode ser feita por meio de pistola, rolo, trincha ou pincel, no entanto, deve-se seguir a recomendação do fabricante para cada produto
A Solventex ressalta que a aplicação da tinta epóxi pode ser feita nas mais diversas superfícies, entretanto, é preciso ter atenção ao tipo de material que irá recebê-la, pois a solução é apresentada em algumas versões, específicas para determinados grupos de substratos. Entre as soluções da linha Epóxi Solventex estão o Esmalte Epóxi Poliamida e a Tinta Epóxi para Piso Autonivelante.
O Esmalte Epóxi Poliamida oferece resistência química e física, é recomendado como acabamento para pinturas de banheiros, centros cirúrgicos, em estruturas metálicas, azulejos e rebocos, incluindo ambientes que precisam ser protegidos da proliferação de bactérias, já que garante resistência física aos mais variados agentes antibacterianos, utilizados para esterilização destes locais. Já a Tinta Epóxi para Piso Autonivelante é um revestimento monolítico à base de resina epóxi bicomponente que pode atingir uma camada de até 1.000 micrômetros, garantindo proteção ao substrato, e ser aplicada em estacionamentos, lojas de grande circulação, oficinas mecânicas, laboratórios, indústrias alimentícias, hospitais, indústrias químicas e petroquímicas. Outra solução é a Tinta Epóxi Mastic, à base de resina epóxi modificada, bicomponente, de alta espessura e dupla função (fundo e acabamento), é ideal para superfícies de aço galvanizado envelhecido, aço carbono enferrujado, tubulações, estruturas, equipamentos e instalações industriais em áreas químicas.
A Solventex também oferece a tinta epóxi nos padrões de potabilidade estabelecidos na Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, sendo que essa potabilidade é comprovada pelo Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer, indicada para o revestimento e conservação de reservatórios e cisternas de água potável, encanamentos e estruturas em geral, que necessitam de proteção anticorrosiva por barreira de alta resistência.