Prêmio prestigia o profissional de pintura que mais cooperou para o crescimento e desenvolvimento da carreira. Neste mês, Ederson Francisco Oliveira, do Rio Branco (AC), recebeu o título de Pintor Destaque
Escolhido em exclusividade pelos organizadores do Pintor Destaque, o Jornal do Pintor tem mensalmente a oportunidade de conhecer a história de vida e profissional de pintores de diversos estados brasileiros. Todas as trajetórias são motivadoras, fruto de muito trabalho, empenho e regadas de alegrias!
“Falar sobre a pintura, é algo muito importante e gratificante!”. Com essa fala carregada de motivação, Ederson Francisco Oliveira, pintor cidade de Rio Branco, no Acre, começou a contar a sua história.
Em 2010, Ederson, que morava em Porto Velho (RO), atuou como voluntário na reforma de uma igreja. “O pintor responsável teve um problema pessoal e abandou a obra. Diante da falta de profissionais na época, o pastor me perguntou se eu tinha coragem de continuar. Assumi a missão! Como trabalhava durante o dia, dei continuidade a obra à noite”, lembra ele e menciona que esse foi o pontapé inicial para sua carreira. “Depois de concluir a obra, as pessoas começaram a me perguntar sobre o trabalho, fui fazendo alguns serviços e até que deixei a empresa em que atuava para me dedicar a pintura”.
O pintor menciona que não tinha muita experiência, não havia trabalhado como ajudante de outros pintores e se deparou com diversas dificuldades. “Naquela época não tínhamos acesso como temos hoje. Então, tive problemas com patologias nas paredes, uso de produtos inadequados, fiz muita coisa errada, mas os erros serviam de experiência. Assim fui prosseguindo e a cada obra tinha certeza de que era aquilo que queria para minha vida”, diz ele ao mencionar que seguiu trabalhando e que em alguns momentos da vida se dedicou a outros tipos de serviços fora da pintura.
Mas foi em 2020 que conheceu o MBPM – Movimento Brasil por um Pintor Melhor, fez um curso de efeito mármore, decidiu olhar para a pintura como profissional e buscar aperfeiçoamento. “O Movimento tem proporcionado qualificação na vida do pintor. Hoje a pintura é a minha principal renda, o sustento da minha família e ainda consigo oferecer emprego a outras pessoas”, diz o pintor e exalta que realiza cursos de efeito mármore e cimento queimado, que é uma tendência em sua região.
“Ser escolhido como Pintor Destaque é uma experiência muito gratificante, que me lembrou de quando tudo começou. Felicidade é o sentimento que descreve essa experiência e essa oportunidade de escrever sobre a minha história. Só tenho a agradecer a Deus, ao MBPM, a minha esposa Vanessa, meu filho Miguel e minha filha Manuela Liz”, finaliza.