Premiação integra o projeto Juntas Somos Rosas que foi criado por mulheres para valorizar as pintoras de todo o país. Micaelle de Souza Freitas, de Sertãozinho (SP), foi homenageada em março
O trabalho feminino na pintura se tornou cada vez mais presente e exaltado pelo mercado. O Prêmio Estrela da Tinta foi recentemente criado para valorizar as pintoras de todo o Brasil e mensalmente presta homenagem a uma profissional. O Jornal do Pintor que tem acompanhado de perto a evolução dessas pintoras e, inclusive, se intitula também como o Jornal da Pintora, foi convidado pelos organizadores para divulgar a trajetória dessas mulheres.
Micaelle de Souza Freitas, de 37 anos e pintora em Sertãozinho (SP), foi a vencedora do mês de março, segunda edição do Prêmio. Ela conta que começou a atuar como pintora ajudando o seu esposo e o que era para ser algo temporário se tornou a sua profissão, sua paixão e o seu sustento há 13 anos. “Ao longo desses anos tenho superado muitos desafios, entre eles os medos, insegurança, vergonha e principalmente o preconceito”, diz a pintora.
Nesse caminho de superação, a profissional cita que o Prêmio Estrela da Tinta é muito representativo, não só para ela, mas para todas as mulheres ao seu redor. “Esse prêmio não vem só para ajudar a divulgar nosso trabalho. Vem também para aprendermos a real importância da sororidade. É uma forma de aprender que quem ensina aprende mais ainda”, cita e complementa que a premiação ainda é a prova de quando se tem um objetivo, com uma mulher apoiando a outra, os planos dão certo.
“O crescimento de uma é a alegria e exemplo para as outras que as vezes estão ali escondidas por medo e insegurança. Quando vencemos nossos medos coisas incríveis acontecem. Gratidão é o que me define nesse momento!”, finaliza.
Projeto Juntas Somos Rosas – Como parte do projeto Juntas Somos Rosas, o Prêmio Estrela da Tinta foi criado para valorizar as pintoras de todo o Brasil, mostrando a todos que, independentemente de onde ela esteja ou onde mora, essa profissional é considerada uma estrela da tinta, eleita através de seu conhecimento que é compartilhado com outras pintoras. A criação do Juntas Somos Rosas foi motivada pela importância em se ter um projeto para mulheres que é idealizado por mulheres. As idealizadoras são Valéria Martínez, Sandra Mell, Vera Silva e Jacy Oliveira.