Pioneirismos e perseverança marcam a trajetória da empresa que nasceu em meio a Guerra Mundial e, desde então, passa por todas as transformações no Brasil e no Mundo, como o advento atual da pandemia, mas sempre motivada a melhorar cada vez mais a qualidade de seus produtos e vida das pessoas, através da inovação, seriedade e das cores
Com 77 anos de atividades, a Universo Tintas e Vernizes participou de todas as transformações que o Brasil e o mundo vivenciaram desde meados da Segunda Guerra Mundial até hoje. No segmento das tintas imobiliárias teve várias experiências e participações na construção de um setor com mais qualidade e inovação, sendo a pioneira no Brasil em utilizar resina PET nos esmaltes sintéticos, em parceria com a fabricante de resinas Reichhold do Brasil, e desta forma foi uma das primeiras fábricas de tintas a abandonar o chumbo em sua composição no início do ano 2000. O pioneirismo não parou aí. A empresa também foi a primeira a ter uma tinta higiênica que possui tecnologia antimicrobiana, antibacteriana e antimofo, especialmente desenvolvida para reduzir a proliferação de microorganismos nocivos à saúde humana; e foi participante pioneira no Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias, da Abrafati, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil.
O presidente da Universo Tintas, Douver Martinho, resume a trajetória da companhia em uma palavra: perseverança. “Nascemos em meio a uma Guerra Mundial, passamos por todas as transformações que aconteceram no Brasil e no Mundo, na política, na economia e no social. Persistimos também por várias inflações, crises políticas, econômicas e recessões que não foram poucas, mas vencemos todos e temos certeza que, apesar de estarmos enfrentando neste momento único na história do mundo uma situação sem precedentes, iremos avançar e vencer esta pandemia. De nossa parte, continuaremos nossa contribuição com seriedade e compromisso de colaborar com um mundo melhor para as pessoas”, declara o empresário.
Quando questionado sobre como a Universo quer ser reconhecida diante destes novos tempos, Douver assinala que, desde o início, atender as expectativas de satisfação dos consumidores sempre foi a missão da empresa, e pontua que a maneira simples de ser (da fabricante), nunca interferiu na determinação de qualidade dos produtos. “Nos honra estarmos hoje presente em 26 estados da federação, no Distrito Federal, e em alguns países da América do Sul. Mantemos a Universo cumprindo com seu papel social através da geração de empregos, recolhimento de impostos, e participamos da vida da comunidade por meio de programas de ações de melhoria de vida das pessoas, e da profissionalização do setor através da participação em programas que desenvolveram tintas com mais qualidade, tecnologia e especificidade para atender a expectativa do consumidor”, menciona Douver ao ressaltar: “gratidão pela confiança é o sentimento que temos pelos nossos colaboradores, clientes e fornecedores que caminham conosco nestes anos, e tenham certeza de que continuaremos trabalhando para que a marca Universo Tintas e Vernizes siga transmitindo o sentimento de qualidade, confiança e solidez que hoje somos reconhecidos”.
Investimentos e Expectativas
Em 2020, a empresa apresenta mudanças em suas embalagens de tintas e vernizes, na comunicação visual e nos materiais promocionais com um novo conceito de marca, design mais moderno alinhado às tendências de mercado e de fácil entendimento para o público geral. Além disso, promoveu investimentos em vários departamentos para melhora da qualidade não somente nos produtos, mas também no ambiente interno, meio ambiente, desenvolvimento e logística. De acordo com Alex Martinho, diretor de qualidade, dentre as metas definidas, estão a qualificação profissional dos colaboradores, pesquisa em novos produtos, processos e inovação tecnológica da planta fabril. “Poder continuar nossa história e dar sequência na empresa onde meu avô, Sr. Tito (fundador), começou com tanto esforço, é um grande desafio e me deixa muito alegre e confiante”, manifesta Alex ao frisar: “sei da importância que temos para muitos pontos de venda em cidades bem distantes dos grandes centros, que contam com nossos produtos em suas prateleiras para continuarem a crescer e manter seus negócios. Posso afirmar que o compromisso da Universo Tintas e Vernizes de fazer o correto, mesmo que os resultados demorem um pouco mais, vai persistir!”. Segundo o diretor de qualidade, a empresa segue melhorando a tecnologia na produção e vem desenvolvendo novos processos em T.I. que proporcionarão informações mais rápidas e precisas para a tomada de decisão. “Estou entusiasmado e conto com o engajamento de todos os colaboradores e parceiros para podermos crescer e continuar superando as expectativas de nossos clientes e consumidores”, destaca Alex. Para complementar, Ary Machado, diretor comercial, afirma que a empresa tem como meta criar negócios, gerar riqueza e construir cidadania, e o mesmo reitera: “ajudar pessoas a transformarem sonhos em realidade através da cor, melhorando sua qualidade de vida em suas casas, é o que nos motiva a continuar buscando novas perspectivas em tecnologia e inovação”.